Itanhaém/SP inicia preparativos para novo concurso

Concurso da Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, será realizado após o processo licitatório e a escolha da banca organizadora. Cargos e número de vagas ainda não foram definidos

Camila Diodato   Publicado em 07/08/2015, às 11h17

Localizada no Estado de São Paulo, na região metropolitana da Baixada Santista, a 110 km de distância da capital, a Prefeitura Municipal de Itanhaém já se movimenta para realizar novo concurso público com oportunidades para diversos cargos.

De acordo com responsáveis pela Secretaria de Administração de Itanhaém, um levantamento foi feito para verificar a necessidade de pessoal e, agora, o próximo passo será o processo licitatório para a escolha da banca organizadora.

Até o momento não foram divulgados o número de vagas e as carreiras que serão contempladas. Mas, como será um concurso geral, a expectativa é de que haja chances de todos os níveis de escolaridade.

Concurso anterior da Prefeitura de Itanhaém


O último grande concurso da prefeitura foi promovido em julho do ano passado. Na ocasião, o certame disponibilizou 478 vagas, sendo 207 imediatas e 271 para cadastro reserva (CR). Os salários oscilaram entre R$ 783 e R$ 10.607 para jornadas de 12 a 44 horas semanais.

Para nível fundamental havia chances nas colocações de auxiliar de enfermagem (2 + 25 CR) e motorista I na categoria “B” (10 + 20 CR).
Ensino médio foi requisito para o emprego de educador de creche (70 + 30 CR), enquanto curso técnico habilitou a participação para o posto de técnico em gesso (2 + 5 CR).

As funções com exigência de graduação foram as de diretor de escola (2 + 2 CR), enfermeiro (2 + 5 CR), intérprete alfabetizador de libras (7 + 2 CR), médico em diversas especialidades (45 + 71 CR) e professor em várias áreas (67 + 111 CR).

Organizado pelo Instituto Nosso Rumo, o processo seletivo constou de provas objetivas de múltipla escolha com questões sobre língua portuguesa, matemática, políticas de saúde, conhecimentos pedagógicos, legislação e/ou conhecimentos específicos, variando de acordo com o cargo.

Sobre Prefeitura Itanhaém

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.