Josenópolis/MG abre concurso com vagas para agente

Há chances para agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, ambos os cargos de nível fundamental. Inscrições do concurso da Prefeitura de Josenópolis começam em 24 de agosto

Camila Diodato   Publicado em 13/08/2015, às 14h10

A Prefeitura de Josenópolis, no Estado de Minas Gerais, promove concurso público com sete vagas. Do total de oportunidades, três são para a carreira de agente comunitário de saúde e quatro para agente de combate a endemias.

Para concorrer ao posto de agente de combate a endemias, os candidatos precisam ter concluído o ensino fundamental. Já a colocação de agente comunitário de saúde, além do nível fundamental completo, necessita de residência na microárea de atuação.

Das chances para agente comunitário, uma destina-se à microárea 2 (Córrego da Ilha, Córrego Jataí, Córrego Barreiro de Dentro - abaixo da ponte e Vargem Grande); uma é para microárea 5 (Pintado, Araça - Barra de Vacarias e Olhos D’Água); e uma para microárea 6 (Mato Alto, Mandassaia, Ribeirão, Barreiro de Fora e Córrego do Angico).  

A remuneração inicial oferecida pela Prefeitura de Josenópolis/MG corresponde a R$ 1.041 para ambos os cargos. As jornadas semanais de trabalho são de 40 horas.

Inscrições do concurso da Prefeitura de Josenópolis/MG


Os interessados deverão preencher a ficha cadastral no período de 24 de agosto a 18 de setembro no site da Cotec Unimontes (www.cotec.unimontes.br). A taxa de inscrição custa R$ 51.

Etapas do concurso da Prefeitura de Josenópolis/MG


Todos os concorrentes passarão por provas objetivas de múltipla escolha no dia 18 de outubro, em locais e horários a serem divulgados oportunamente pela Cotec. Com duração máxima de três horas, as avaliações constarão de 25 questões, sendo 15 de língua portuguesa e dez de matemática.

Principais atribuições dos cargos do concurso de Josenópolis/MG


Agente comunitário de saúde - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita às Unidades Básicas de Saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e à prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe; entre outras tarefas.

Agente de combate a endemias - Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação; executar atividades de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas, como estratégia da conquista de qualidade de vida à família; participar ou promover ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida; entre outras tarefas.

Sobre Prefeitura Josenópolis

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.