Concurso de Maceió/AL inscreve para 235 vagas

Oportunidade no concurso público é para o quadro de pessoal da Secretaria de Educação de Maceió. Inscrições podem ser garantidas até o dia 2 de julho

Patricia Lavezzo   Publicado em 16/06/2016, às 10h52

No Estado de Alagoas, a Prefeitura Municipal de Maceió lançou edital de concurso público com 235 vagas temporárias para o quadro de pessoal da secretaria de educação. Desse total, 12 são reservadas às com deficiência. 
Profissional que concluiu o ensino médio pode se inscrever nos cargos de assistente/secretário escolar (95 vagas) e assistente/serviços administrativos (140). O salário inicial para ambos é de R$ 1.021,88.
Segundo o edital, os candidatos aprovados nesse concurso público serão contratados por tempo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. 

Participação no concurso de Maceió


Interessados podem garantir a inscrição no concurso público da Prefeitura Municipal de Maceió até o dia 2 de julho. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico da UFAL (www.copeve.ufal.br/sistema).
O valor da taxa de seleção é de R$ 60 para todos os cargos
A prova objetiva será aplicada na cidade de Maceió no dia 31 de julho. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de português, 10 de raciocínio lógico e 15 de conhecimentos específicos. 

Atribuições dos cargos


Assistente/secretário escolar - Executar serviços administrativos com a finalidade de assegurar e agilizar o fluxo dos trabalhos administrativos junto à chefia da unidade; coordenar e supervisionar os trabalhos de secretaria de escolar; atender ao pessoal da escola, a comunidade e ao público em geral; zelar pela identidade da vida escolar do aluno e pela autenticidade dos documentos escolares; coordenar o registro das notas na ficha individual do aluno; abrir prontuários para alunos novos e arquivar os de alunos concluintes, transferidos ou desistentes; divulgar resultados de aprovação, recuperação e reprovação de alunos; lavrar atas de resultados finais; responsabilizar-se por toda a escrituração, expedição dos documentos escolares e registro de diplomas e certificados de conclusão dos cursos, bem como pela autenticidade dos mesmos; organizar e manter atualizado o arquivo, a coletânea da legislação, diretrizes, ordem de serviços e documentos exigidos recebidos e expedidos; redigir ofícios, relatórios e formulários estatísticos.
Assistente/ serviços administrativos - Executar serviços administrativos com a finalidade de assegurar e agilizar o fluxo dos trabalhos administrativas junto à chefia da unidade; organizar e manter arquivos da unidade administrativa; classificar, registrar, distribuir e controlar o fluxo de correspondência da unidade; redigir e digitar, ou datilografar, e arquivar a correspondência ou documentos de rotina e executar serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico; preparar agendas de assuntos; auxiliar na elaboração da pauta para reuniões e executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Sobre Prefeitura Maceió

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.