Prefeitura de Matupá/MT tem edital com 57 vagas

Nível fundamental, médio, técnico e superior são contemplados no edital de concurso da Prefeitura de Matupá. Inscrição deve ser feitas presencialmente

Camila Diodato   Publicado em 09/12/2015, às 16h24

Seguem abertas até o dia 10 de dezembro, quinta-feira, as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Matupá, que está localizada no Estado do Mato Grosso. O edital apresenta 57 vagas de todos os níveis de escolaridade.

Profissionais com nível fundamental incompleto podem concorrer às funções de agente de serviços públicos (3 oportunidades) e motorista de veículos leves (1).

Já quem concluiu o ensino fundamental está apto para as colocações de manutenção e limpeza (6), recepcionista (3) e nutrição escolar (4).Os empregos destinados aos candidatos com nível médio e/ou curso técnico são os de fiscal de vigilância sanitária (1), técnico em enfermagem (6) e auxiliar de creche (4).
As carreiras de fisioterapeuta (1), assistente social (2), professor de pedagogia (23), professor de matemática (1), professor de letras (1) e enfermeiro (1) necessitam de formação superior completa em áreas específicas.
Veja também:Concurso TRT/MT: saiu edital para técnico e analistaConcurso INSS: confira provável distribuição das vagas
Quem for nomeado no concurso da Prefeitura de Matupá receberá entre R$ 789,16 e R$ 2.990,26 por mês.

Participação e provas do concurso de Matupá


As inscrições deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação, situada na avenida Sebastião Alves Junior, 106, bairro Setor Industrial. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Não é cobrada taxa de cadastro.

Haverá provas objetivas para todos os participantes no dia 10 de janeiro, a partir das 8h, em locais a serem divulgados oportunamente no site da prefeitura (www.matupa.mt.gov.br). Os candidatos ao posto de professor também passarão por análise de títulos.

Com três horas de duração, as avaliações terão 30 perguntas sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, didática e fundamentos da educação e/ou legislação de saúde pública, de acordo com o emprego pretendido.

Conteúdo programático do edital de Matupá


Conhecimentos gerais dos cargos de nível médio

Língua portuguesa:
Leitura de textos de diferentes gêneros. Construção de sentido a partir das relações entre textos. Reconhecimento do propósito comunicativo de um texto. Identificação de informações presentes no texto. Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais. Gramática básica. O novo acordo ortográfico. Ortografia. Leitura. Figuras de linguagem. Tipos de texto.

História política e econômica de Mato Grosso: Fundação de Cuiabá; o ouro de Cuiabá; índios Paiaguás; Mato Grosso no Primeiro Império; A Rusga; Mato Grosso na guerra do Paraguai; divisão do Estado.

Geografia de Mato Grosso: Mato Grosso e a região Centro-Oeste; geopolítica de Mato Grosso; ocupação do território; aspectos socioeconômicos de Mato Grosso; dinâmica da população em Mato Grosso; a economia do Estado no contexto nacional; a urbanização do Estado.

História do Município de Matupá: Aspectos históricos e geográficos; aspectos econômicos e sociais; executivo e legislativo estadual e municipal; atualidades gerais político, econômico, social e ambiental.

Informática: Conhecimentos básicos de sistemas operacionais (Ex: Dos, Windows, Linux): manipulação de arquivos através do Windows Explorer (encontrar arquivos, copiar, apagar, renomear, recuperar apagados); funções de sistema (painel de controle e configurações); editor de texto.

Sobre Prefeitura Matupá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.