Mendes/RJ prorroga inscrições para 56 vagas

Concurso da Prefeitura Municipal de Mendes, no Estado do Rio de Janeiro, apresenta 56 oportunidades para as carreiras de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias

Camila Diodato   Publicado em 14/12/2015, às 16h03

Situada no Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Mendes prorrogou, até o dia 20 de dezembro, o prazo das inscrições do concurso público com a finalidade de contratar 56 profissionais com ensino fundamental completo.

Do total de oportunidades, 41 são para o cargo de agente comunitário de saúde e 15 para agente de combate às endemias. O posto de agente comunitário ainda solicita dos candidatos residência na área que pretende atuar.

A Prefeitura de Mendes pagará aos futuros servidores um salário inicial de R$ 1.014, caso estes cumpram jornadas semanais de 40 horas.

Veja também:Concurso com 239 vagas em Paty do Alferes/RJConcurso INSS: confira provável distribuição das vagas
Quem quiser concorrer a uma das 56 vagas deve realizar a inscrição no site da banca organizadora, o Ibeg (www.ibeg.org.br). É cobrada uma taxa no valor de R$ 53.

Todos os participantes passarão por provas objetivas com 30 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e dez de conhecimentos específicos. Os exames ocorrerão a partir das 9h do dia 17 de janeiro, em locais a serem disponibilizados com antecedência pelo Ibeg.

Atribuições dos cargos


Agente comunitário de saúde - Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos a saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para área da saúde; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco a família; e participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Agente de combate às endemias - Exercer atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde; executar atividades dos programas de controle de zoonoses; pesquisar e coletar vetores causadores de infecções e infestações; vistoriar imóveis e logradouros para eliminação de vetores causadores de infecções e infestações; remover e/ou eliminar recipientes com focos ou focos potenciais de vetores causadores de infecções e infestações; manusear e operar equipamentos para aplicação de larvicidas e inseticidas; aplicar produtos químicos para controle e/ou combate de vetores causadores de infecções e infestações; orientar os cidadãos quanto a prevenção e o tratamento de doenças transmitidas por vetores; participar de reuniões capacitações técnicas e eventos de mobilização social; e colaborar em ações de desenvolvimento das políticas de promoção da qualidade de vida.

Sobre Prefeitura Mendes

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.