Prefeitura de Milagres/BA lança edital com 13 vagas

Os cargos de serviços gerais, apoio administrativo, oficineiro, orientador social, assistente social, educador físico e psicólogo são contemplados no edital de concurso da Prefeitura de Milagres

Camila Diodato   Publicado em 30/07/2015, às 12h58

A Prefeitura de Milagres, no Estado da Bahia, promove concurso com 13 oportunidades. Os vencimentos iniciais oferecidos ficam entre R$ 788 e R$ 3.000.

Um total de duas vagas é destinado aos candidatos com ensino fundamental. Tais chances são para a carreira de serviços gerais.

Quem possui nível médio pode concorrer aos empregos de apoio administrativo (2), oficineiro (1) e orientador social (3).

Certificado de formação superior e registro no conselho de classe são requisitos para os cargos de assistente social (2), educador físico (1) e psicólogo (2).

Os interessados no concurso da Prefeitura de Milagres/BA deverão se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (avenida Conrado Menezes, s/n, Centro) até 12 de agosto, nos dias úteis, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h. A taxa de participação custa R$ 25.

Haverá provas objetivas para todos os participantes no dia 23 de agosto, em locais e horários a serem divulgados oportunamente no site da Planejar Consultoria (www.planejarconcursos.com.br).

Com 20 questões de múltipla escolha, os testes objetivos versarão sobre língua portuguesa, conhecimentos locais, conhecimentos gerais/atualidades, conteúdos e normativas do SUAS e/ou conhecimentos específicos, de acordo com a carreira pretendida.

Atribuições dos cargos do concurso da Prefeitura de Milagres


Assistente social - Realizar pesquisas para identificação das demandas e reconhecimento das situações de vida da população; formular os planos de assistência social; elaborar, executar e avaliar os planos municipais de assistência social; buscar interlocução com as políticas públicas, com especial destaque para as políticas de seguridade social; favorecer a participação dos(as) usuários(as) e movimentos sociais; realizar estudos sistemáticos com a equipe dos CRAS e CREAS, na perspectiva de análise conjunta da realidade e planejamento coletivo das ações; entre outras funções.

Psicólogo - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; identificar e analisar necessidades de natureza psicóloga, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da psicologia, escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em psicologia, tendo em vista a sua pertinência; entre outras funções.

Educador físico - Recepção e oferta de informações às famílias usuárias do CRAS e CREAS; mediação dos processos grupais, próprios dos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos, ofertados no CRAS; participação de reuniões sistemáticas de planejamento de atividades e de avaliação do processo de trabalho com a equipe de referênciado CRAS e CREAS; participação das atividades de capacitação (ou formação continuada) da equipe de referência do CRAS e CREAS; entre outras funções.

Orientador social - Realizar, sob orientação do técnico de referência do CRAS, e com a participação dos jovens, o planejamento do SCFV; facilitar o processo de integração dos grupos sob sua responsabilidade; mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos jovens e sua organização; desenvolver os conteúdos e atividades; registrar a frequência diária dos jovens; avaliar o desempenho dos jovens no serviço socioeducativo; acompanhar o desenvolvimento de oficinas e atividades; entre outras funções.

Oficineiro - Interagir com o orientador e educador social; garantir a integração das atividades aos conteúdos; garantir os percursos socioeducativos desenvolvidos pelos jovens; aplicar as atividades culturais, esportivas e de lazer;registrar a frequência diária dos jovens; avaliar o desempenho dos jovens nas atividades propostas; acompanhar o desenvolvimento de atividades; participar, juntamente com o técnico de referência do CRAS/CREAS, de reuniões com as famílias dos jovens; participar de reuniões sistemáticas e das capacitações do programa.

Apoio administrativo - Exercer atividades de mediana complexidade abrangendo estudos e pesquisas preliminares, planejamento em grau auxiliar e atividades que envolvam: aplicação técnica de pessoal, material, orçamento, organização e métodos, regulamentos e normas referentes a administração geral e específica, supervisionar tarefas inerentes a seu cargo, serviços de digitação e atendimento ao público em geral.

Serviços gerais -
Executar serviços de limpeza e arrumação nas dependências dos equipamentos sócio assistenciais; limpar e arrumar dependências e instalações de edifícios públicos municipais a fim de mantê-los nas condições de asseio requeridas; recolher lixo da unidade, acondicionando os detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas; percorrer as dependências abrindo e fechando janelas, portas, portões, bem como ligar e desligar pontos elétricos; preparar e servir café; lavar utensílios de cozinha; verificar a existência de material de limpeza e outros itens relacionados com o seu trabalho; entre outras funções.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.