Ofertas do concurso da Prefeitura de Monte Mor, no Estado de São Paulo, são destinadas a profissionais de todos os níveis escolares. Há oportunidades para cuidador de criança, enfermeiro, médico em diversas especialidades, entre outras.
A
Prefeitura de Monte Mor, situada no interior do
Estado de São Paulo, a aproximadamente 123 km da capital paulista, lançou edital de
concurso público para preencher 29 vagas, das quais três são reservadas para pessoas com deficiência. As contratações serão realizadas pelo regime estatuário, que garante estabilidade no emprego.
Quem possui
ensino fundamental completo podem concorrer ao cargo de atendente da casa (1 vagas), com salário de R$ 1.078,67. Os postos de espargidor, contínuo e operador de usina de asfalto, que apresentam uma vaga cada, exigem a mesma formação e pagam R$ 1.070 por mês.
Candidatos com
ensino médio estão aptos a função de cuidador de criança (3), que oferece remuneração de R$ 1.070.
Curso superior em enfermagem e registro no COREN são os requisitos da
Prefeitura de Monte Mor para a única oferta disponível para o emprego de enfermeiro (R$ 2.488,78).
Profissionais com diploma de
graduação em medicina, residência médica e registro no CRM encontram oportunidades na carreira de médico para as especialidades de cardiologista (3), endocrinologista (1), estratégia saúde da família (1), ginecologista (6), ortopedista (1), pediatra (5) e psiquiatra (3), cujo os vencimentos partem de R$ 2.693,58 e chegam a R$ 13.467,90. O concurso também reúne oportunidades para médico veterinário (1), com rendimentos de R$ 4.452,91 a R$ 6.679,36, com formação superior na área específica e registo no CRMV.
As jornadas de trabalho das vagas disponíveis no
concurso da Prefeitura de Monte Mor variam de 12 a 40 horas semanais.
Inscrições e provas
As
inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 16 de fevereiro pelo site da organizadora
RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais (www.rboconcursos.com.br). As taxas de participação oscilam de R$ 25 a R$ 50.
A seleção dos inscritos será realizada por meio da aplicação de prova objetiva, com data prevista para o dia 6 de março. O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos para todos os cargos; matemática para os postos de níveis fundamental e médio; e políticas de saúde para todas as especialidades de médico, exceto veterinário.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.