Montes Claros/MG lança concurso com 131 vagas

Oportunidades do concurso da Prefeitura de Montes Claros são para preencher vagas de guarda municipal (nível médio) e analista de segurança (nível superior) em ambos os sexos.

Yahell Luci Lima   Publicado em 30/09/2015, às 13h28

A Prefeitura de Montes Claros, localizada no Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público para preencher 131 vagas no quadro efetivo de pessoal da Guarda Municipal. Do total de oportunidades, 14 são reservadas para pessoas com deficiência.
Para ser guarda municipal masculino (117) e feminino (13) é necessário ter nível médio. O salário oferecido para a profissão é de R$ 902,36. 
Nível superior em qualquer área de formação é o requisito para quem deseja disputar a única vaga disponível para a carreira de analista de segurança (ambos os sexos). A função apresenta remuneração de R$ 2.165,87.
Além da formação escolar, os cargos do concurso da Prefeitura de Montes Claros exigem que os candidatos tenham idade entre 18 e 45 anos completos; carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria “A” ou “B”, no mínimo; e estatura mínima de 1,65m para os homens e de 1,60m para as mulheres.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Montes Claros/MG

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Participação e seleção


As inscrições do concurso começam a partir das 8h do dia 16 de novembro e vão até as 18h do dia 16 de dezembro. Os interessados devem preencher a ficha cadastral pelo site www.montesclaros.mg.gov.br. A taxa de participação de R$ 50 (guarda municipal) e R$ 100 (analista de segurança) deve ser paga até o último dia das inscrições.
Os inscritos farão prova objetiva no dia 10 de janeiro de 2016 com duração de três horas. O exame terá 30 questões sobre língua portuguesa, conhecimentos dos direitos e deveres do servidor público, matemática e raciocínio lógico (apenas para nível médio) e noções de direito (somente para nível superior).
Além disso, o processo seletivo contará com testes de aptidão física (barra fixa – masculino; flexão de braço – feminino; teste de força abdominal; agilidade e coordenação motora; e resistência aeróbica – 2.400 metros); avaliação psicológica e prova de títulos; exames médicos e toxicológico; e, por fim, investigação social e curso de capacitação e formação.
De acordo com o edital do concurso, o curso de capacitação terá duração de três meses e acontecerá entre os dias 28 de março e 24 de junho de 2016. Neste período, o candidato fará jus a 50% do vencimento básico do cargo. As aulas ocorrerão em período integral e poderão ser ministradas aos sábados e feriados. Para ser aprovado será necessário obter o mínimo de 60% de aproveitamento nas provas e frequência acima de 90%. O candidato somente tomará posse do cargo se for aprovado no curso de formação.

Sobre Prefeitura Montes Claros

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.