Nepomuceno/MG: concurso oferece vagas de nível médio

Todas as oportunidades do concurso da Prefeitura de Nepomuceno referem-se à carreira de agente de combate às endemias

Camila Diodato   Publicado em 02/06/2016, às 16h02

Candidatos com ensino médio completo têm a oportunidade de se inscrever no concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Nepomuceno, localizada no Estado de Minas Gerais.
Ao todo, o edital dispõe de dez vagas para o cargo de agente de combate às endemias. O salário inicial para quem ocupa a posição corresponde ao valor de R$ 1.014.
Para participar do concurso da Prefeitura de Nepomuceno é preciso se cadastrar até o dia 5 de junho no site da banca organizadora, a empresa Reis& Reis Auditores Associados (www.reisauditores.com.br).
A inscrição no processo seletivo só será efetivada após o pagamento do boleto bancário da taxa, que custa R$ 50. O valor poderá ser pago até 6 de junho.

Provas do concurso da Prefeitura de Nepomuceno


Serão aplicados testes objetivos com questões de múltipla escolha para todos os concursandos no dia 19 de junho, em locais e horários a serem disponibilizados a partir de 16 de junho no endereço eletrônico da instituição organizadora.
As avaliações constarão de quatro perguntas, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos específicos, dez de conhecimentos básicos de saúde pública e dez de conhecimentos gerais. 

Principais atribuições do cargo


Caberá ao agente de combate às endemias realizar atividades de combate e prevenção de endemias, mediante a notificação de focos endêmicos, vistoria e detecção de locais suspeitos, eliminação de focos, orientações gerais de saúde; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias sob a sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe de saúde; realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice de infestação e descobrimento de focos nos bairros em armadilhas e pontos estratégicos; realizar a eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação etc.); executar o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicidas autorizados, e controle químico (fumacê), através de pulverizadores manuais e/ou costais, conforme orientação técnica; entre outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.