Salto/SP tem 48 vagas para agente comunitário de saúde

Os interessados deverão possuir ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que for atuar (Santa Cruz, São Gabriel, Nações, Saltense, Bela Vista ou Salto de São José). O salário é de R$ 1.058,20

Renan Abbade   Publicado em 19/02/2015, às 10h22

Situada a cerca de 104 km da capital paulista, a prefeitura de Salto recebe as inscrições do concurso que vai preencher 48 oportunidades, sendo seis reservadas para candidatos com deficiência, na função de agente comunitário de saúde.

Para concorrer, os interessados deverão possuir ensino fundamental completo e residir na área da comunidade em que for atuar (Santa Cruz, São Gabriel, Nações, Saltense, Bela Vista ou Salto de São José).

Com jornada de trabalho de 220 horas mensais, o salário é de R$ 1.058,20, mais gratificação SUS.

Como participar

As inscrições serão aceitas até as 21h do dia 2 de março no endereço eletrônico www.iq.org.br. Não há cobrança de taxa.

Avaliações


A seleção envolverá as etapas de prova objetiva, títulos (experiência de trabalho) e curso de formação.

Os exames escritos terão duração máxima de três horas e estão marcados para o período da manhã do dia 15 de março, em locais e horários a serem divulgados a partir de 7 de março no site das inscrições.

Serão 50 questões de múltipla escolha, dividas entre língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais e história de Salto (5) e conhecimentos específicos (15).

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 2 de maio.

Principais atribuições do cargo


Analisar relacionamento entre os membros da família; detectar problemas (saúde e social); acompanhar crescimento e desenvolvimento das crianças; acompanhar evolução da gestação; acompanhar doentes portadores de doenças crônico degenerativas; encaminhar para serviço de saúde; verificar obediência à prescrição médica; controlar condições de armazenamento de medicamentos no domicílio; hidratar crianças (em casos de desidratação leve); identificar casos de violência doméstica; orientar paciente sobre o tratamento médico; orientar casais sobre planejamento familiar; orientar comunidade sobre prevenção (DST, gravidez indesejada, dependência química etc); orientar família sobre cuidados com pacientes acamados; orientar sobre gravidez, parto e pós parto, cuidados com o bebê; orientar família sobre vacinas; orientar família na prevenção de acidentes domésticos; orientar família sobre alimentação e o melhor aproveitamento dos alimentos; ensinar elaboração da multimistura; orientar sobre saúde bucal; orientar sobre direitos e órgãos competentes; acionar profissionais de saúde quando necessário.

Sobre Prefeitura Salto

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.