Concurso da Prefeitura de Sapucaia tem 51 vagas e CR

Oportunidades do edital de concurso da Prefeitura de Sapucaia, no Estado do Rio de Janeiro, estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias

Camila Diodato   Publicado em 25/09/2015, às 16h06

Localizada no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Sapucaia inscreve, até o dia 30 de setembro, para 51 vagas disponibilizadas em seu concurso público. O certame ainda oferece formação de cadastro reserva (CR).

Do total de chances, 14 são para agente de combate às endemias e 37 para agente comunitário de saúde. No último caso, também foi aberto o CR. A remuneração inicial é de R$ 1.013,30 para as duas carreiras.

Para concorrer ao posto de agente de combate de endemias é necessário apenas ensino fundamental completo, enquanto a função de agente comunitário de saúde requer nível médio e residência na área da comunidade que for atuar.

As áreas que são contempladas para agente comunitário são as seguintes: PSF Aparecida (6); SF Vila do Pião/Santa Cruz (CR); PSF Clube dos Duzentos (4); PSF Jamapará (6); PSF Centro (5); PSF Boa Sorte (1); PSF São João/ Metrama (6); PSF Anta (7); PSF Quilombo (1); e PSF Santo Antônio da Vista Alegre (1).

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Sapucaia/RJ


Os interessados devem preencher a ficha de participação pelo site do Ibam (www.ibam-concursos.org.br). É cobrada uma taxa no valor de R$ 55.

Haverá provas objetivas para todos os concorrentes no dia 22 de novembro, em locais a serem divulgados com antecedência pelo Ibam.

Atribuições dos cargos do concurso da Prefeitura de Sapucaia/RJ


Agente comunitário de saúde -
Executar tarefas na área de prevenção, promoção e educação em saúde mediante ações domiciliares, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Agente de combate às endemias -
Inspecionar estabelecimentos comerciais e residenciais com a finalidade de combater a presença de insetos vetores e animais transmissores de doenças infecto-contagiosas ou peçonhentas, bem como orientar a população quanto aos meios de eliminação dos focos de proliferação destes animais.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.