Oportunidades do concurso da Prefeitura de Tarauacá, no Acre, são para trabalhar em diversas áreas de atuação. Inscrições serão aceitas até dia 8 de setembro
A
Prefeitura de Tarauacá, localizada no
Estado do Acre, está com inscrições abertas para o
concurso que visa a preencher 133 vagas efetivas de todos os níveis escolares. Do total de oportunidades, 10 são reservadas para pessoas com necessidades especiais.
Quem tem
nível fundamental completo pode concorrer aos cargos de agente comunitário de saúde (69) e agente de endemias (9).
Já aqueles com
nível médio disputam as ofertas para auxiliar de controle interno (1) e fiscal sanitário (4).
Candidatos com nível médio/técnico estão aptos as funções de técnico de análises clínicas (4), técnico de enfermagem (12) e auxiliar de saúde bucal (10).
Profissionais com diploma de
formação superior encontram chances nas carreiras de assistente social (1), auditor de controle interno (2), auditor fiscal (1), enfermeiro (10), farmacêutico/bioquímico (1), fisioterapeuta (1), médico (4), nutricionista (1), cirurgião dentista (10), profissional de educação física (1) e psicólogo (1).
Os salários oferecidos pelo
concurso da Prefeitura de Tarauacá partem de R$ 880 e chegam a R$ 5.500. Todos os cargos têm jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto os cargos de fisioterapeuta, nutricionista e profissional de educação física, que trabalharão 30 horas por semana.
Inscrições e provas
Os interessados em participar da seleção devem se cadastrar até 8 de setembro pelo site da Fundape (
www.fundape.ufac.br). As taxas de participação custam de R$ 40 a R$ 80.
A seleção dos inscritos no
concurso da Prefeitura de Tarauacá farão prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha. Também haverá avaliação de títulos para nível superior.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.