A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abriu concurso para professor de educação infantil. Remuneração inicial é de R$ 3 mil. Inscrições poderão ser feitas a partir de 1º de setembro
Já está aberto o prazo de
inscrição para o concurso da
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (
SME/
SP) que vai preencher 600 vagas de
professor de educação infantil. Os profissionais atuarão nos centros de educação infantil com crianças de zero a três anos.
Veja mais: saiu edital da SME/SP com 2.472 vagas de professorDo total de oportunidades oferecidas, 30 são reservadas às
pessoas com deficiência e 120 a candidatos negros ou afrodescendentes.
Pode concorrer ao
cargo quem possui habilitação profissional para magistério, correspondente ao
ensino médio, licenciatura plena em pedagogia ou curso normal
superior.
Remuneração do professor
Consta no
edital que o salário inicial é de R$ 2.295,14 para jornadas de 30 horas semanais, entretanto, tal valor é apenas para quem possui
magistério. Caso o profissional tenha licenciatura, o vencimento fica em R$ 2.772,60.
Nos valores citados anteriormente não está incluso o
abono complementar. Segundo informações da assessoria de imprensa da
SME/SP, se somado tal benefício, as remunerações são de R$ 2.493,29 para docente no nível médio e R$ 3.000 para docente com licenciatura.
De acordo com o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (
Sinpeem/SP), tramita na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que prevê aumento de 10% no abono, já a partir de outubro deste ano. Portanto, se aprovado antes das nomeações, os futuros servidores farão jus a R$ 2.731,62 (professor com
magistério) e R$ 3.300 (professor com
licenciatura).
O
Sinpeem/SP informou que os benefícios oferecidos pela secretaria são os seguintes: auxílio-refeição de R$ 15,25 por dia (um total de R$ 335,50 por mês, considerando 22 dias trabalhados), vale-alimentação mensal de R$ 270,13 e vale-transporte.
Inscrição no concurso
Os interessados no
concurso da SME/SP deverão se inscrever até o dia 29 de setembro no endereço eletrônico da
Fundação Vunesp (
www.vunesp.com.br), organizadora do
processo seletivo.
O valor da taxa de
inscrição é de R$ 59,73.
O processo seletivo da SME/SP
O
concurso da Secretaria Municipal de Educação constará de uma
prova objetiva e uma
prova dissertativa, ambas de caráter eliminatório e classificatório; e
prova de títulos, de caráter apenas classificatório.
Com duração de 4h30, as
avaliações objetiva e dissertativa serão aplicadas no período da tarde do dia 8 de novembro, em locais a serem disponibilizados oportunamente no site das
inscrições e no
Diário Oficial da Cidade de São Paulo (
DOC).
Veja também: SME/SP publica edital para diretor e supervisorA
prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos. Já a
prova dissertativa trará três questões dissertativas e versará sobre os seguintes temas: concepção de criança, currículo na educação infantil e organização de espaço e materiais (imagem).
Prepare-se para o concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP)
Videoaulas para SME/SPProvas Anteriores par SME/SPAPOSTILA CONCURSO SME/SPAPOSTILA CONCURSO SME/SP - PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTILCURSO ONLINE PARA SME/SP
Os
títulos deverão ser encaminhados via
SEDEX à
Fundação Vunesp, na rua Dona Germaine Burchard, nº 515, Água Branca/Perdizes,
São Paulo/SP, CEP 05002-062, no período de 1 a 7 de outubro. Somente serão avaliados os
títulos dos candidatos habilitados nas
provas objetiva e dissertativa.
Atribuições do professor de educação infantil
Desenvolver atividades com crianças na faixa etária de zero a três anos; participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da
SME; elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da
SME; zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; considerar as informações obtidas na apuração do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -
IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino; planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional; articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos; identificar, em conjunto com o coordenador pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela; adotar, em conjunto com o coordenador pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos; adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos; manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; atuar na implementação dos programas e projetos da
SME, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem; participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional; participar, em conjunto com a equipe técnica e a comunidade educativa, da elaboração, execução e avaliação do projeto político-pedagógico; planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento integral da criança, em complementação à ação da família e da comunidade; desenvolver ações educativas que promovam a prevenção e proteção do bem-estar coletivo; dialogar com os pais ou responsáveis sobre as propostas de trabalho, o desenvolvimento e a avaliação das atividades; responsabilizar-se pelo cuidado, pela observação e pela orientação para que todas as necessidades de saúde, higiene e alimentação sejam cumpridas nas diferentes idades; organizar os ambientes e materiais utilizados no desenvolvimento das atividades; organizar e reorganizar o tempo e o espaço, de forma a permitir a interação entre as crianças e das crianças com os adultos, favorecendo a autonomia e a manifestação e produção da cultura infantil; observar as crianças durante o desenvolvimento das atividades, procedendo ao registro mediante relatórios que constituam avaliação contínua dentro do processo educativo; respeitar a criança como sujeito do processo educativo, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos por meio de situações lúdicas e criativas; participar de cursos, palestras, encontros e outros eventos afins, buscando, em processo de formação permanente, o aprimoramento de seu desenvolvimento profissional e a ampliação de seus conhecimentos; contribuir com os subsídios de sua formação para a transformação das práticas educativas do
Centro de Educação Infantil; participar das reuniões de equipe mantendo o espírito de cooperação e solidariedade com os funcionários do
Centro de Educação Infantil, a família e a comunidade.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.