Tribunal republica edital e acrescenta vagas

Com a republicação, o concurso preencherá 40 vagas de juiz.

Redação   Publicado em 11/09/2009, às 11h09

O Tribunal de Justiça (TJ) de Goiás republicou o edital do concurso que, inicialmente, oferecia 23 vagas de juiz substituto. Com a republicação, a seleção preencherá 40 oportunidades.

O edital teve que ser reformulado devido à resolução nº 75 do Conselho Nacional de Justiça, que padroniza os concursos para ingresso na magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário Nacional.

A resolução – confira entre os anexos ao lado – define também que todas as seleções públicas para a magistratura devem ser compostas por prova seletiva, duas provas escritas (um exame discursivo e um teste de prática de sentença), prova oral, prova de títulos, sindicância de vida pregressa e funcional, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico.

As inscrições preliminares serão recebidas exclusivamente pela internet, até o dia 9 de outubro, segundo o horário de Brasília (DF), no site: www.tjgo.jus.br . A taxa de participação tem valor de R$ 180.

O edital determina que o candidato tenha concluído o curso de direito há pelo menos três anos e comprove período mínimo de três anos de atividade jurídica. Vale destacar que 5% das vagas são reservadas para candidatos portadores de deficiência física. A remuneração para juiz gira em torno de R$ 18 mil.

A prova objetiva terá 100 questões de múltipla escolha. Na modalidade prova discursiva serão aplicados quatro exames nas áreas de direito penal e direito processual penal; direito civil e direito comercial; direito administrativo e direito tributário; e direito constitucional e direito processual civil. Haverá ainda etapas de prova escrita prática, prova escrita oral e prova de títulos.