A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo encerrará, nesta quarta-feira (16), inscrições para postos de professor de ensino fundamental II e médio
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) receberá, somente até esta quarta-feira (16), as inscrições do concurso público que vai preencher 2.472 oportunidades de professor de ensino fundamental II e médio. Das ofertas, 123 estão reservadas às pessoas com deficiência e 495 para negros.
A carreira requer licenciatura plena na área desejada e conta com jornada de trabalho de 30 horas semanais. A remuneração inicial é de R$ 2.475, incluindo salário de R$ 2.079,43 e abonos. Além disso, como benefícios, são oferecidos: auxílio-refeição de R$ 15,25 por dia (o que equivale a R$ 335 por mês, considerando 22 dias), vale-alimentação de R$ 270,13 e vale-transporte, elevando os ganhos reais para R$ 3.080,13.
Há vagas para as disciplinas de arte (467), biologia (3), ciências (395), educação física (123), espanhol (3), física (2), geografia (499), história (71), inglês (453), matemática (365), português (87), química (1) e sociologia (3).
Inscrições no concurso
As participações no
concurso da SME deverão ser garantidas pelo endereço eletrônico da
Fundação Getúlio Vargas –
FGV (
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/sme-sp), organizadora do
processo seletivo.
O valor da taxa de
inscrição é de R$ 46.
Prepare-se para o concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP)
Videoaulas para Secretaria Municipal de Educação de São PauloProvas Anteriores da Secretaria Municipal de Educação de São PauloAPOSTILAS CONCURSO SME/SP - PROFESSOR (ESPECÍFICAS POR MATÉRIA E COMUM A TODOS OS CARGOS)CURSO ONLINE SME/SP - PROFESSOR FUND II E MÉDIO
Etapas do concurso
O
concurso da Secretaria Municipal de Educação envolverá prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.
Com cinco horas de duração, as
avaliações objetiva e discursiva serão aplicadas na capital paulista, no dia 24 de abril, nos horários das 8h (disciplinas de arte, biologia, educação física, espanhol, física, geografia, inglês, química e sociologia) e das 15h (disciplinas de ciências, história, português e matemática), em locais a serem divulgados no site das
inscrições e no
Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
O
exame objetivo trará 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos pedagógicos e 30 de conhecimentos específicos. Já o teste discursivo será constituído por duas questões discursivas sobre o módulo de conhecimentos pedagógicos, com número máximo de 30 linhas.
Veja a lista de concursos abertos e previstos na área da educaçãoAtribuições do professor
Participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando a melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da
Secretaria Municipal de Educação; elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da
Secretaria Municipal de Educação; zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; considerar as informações obtidas na apuração do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -
IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino; planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional; articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos; identificar, em conjunto com o coordenador pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela; adotar, em conjunto com o coordenador pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos; adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos; manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo; participar das atividades de formação continuada oferecidas para o seu aperfeiçoamento, bem como de cursos que possam contribuir para o seu crescimento e atualização profissional; atuar na implementação dos programas e projetos da
Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem; participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional.