Tufilândia/MA inscreve para concurso com 4 vagas

O concurso de Tufilândia busca candidatos de nível superior de ensino para os cargos de agente administrativo, controlador e procurador. Iniciais de até R$ 4,8 mil

Cintia Amaro   Publicado em 14/11/2016, às 15h28

A cidade de Tufilândia, no Maranhão, está com inscrições abertas para o concurso que vai preencher quatro vagas efetivas do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura. Os salários oferecidos oscilam entre R$ 1.300 e R$ 4.800, confira!

Vagas na Prefeitura de Tufilândia/MA

Todas as oportunidades do concurso de Tufilândia exigem diploma de ensino superior na área de atuação.
A função de agente administrativo conta com duas vagas e oferece ganhos mensais de R$ 1.300. 
O posto de controlador oferece uma chance e vencimentos de R$ 3.768. 
Por último, a carreira de procurador geral do município tem uma oferta e conta com remuneração de R$ 4.800.
Segundo o edital do concurso de Tufilândia/MA, as jornadas semanais de trabalho serão de 20h para procurador; de 30h para controlador; e de 40h para agente administrativo.  

Inscrições e provas do concurso

O concurso de Tufilândia/MA recebe inscrições até o dia 21 de novembro, pelo site do Instituto Machado de Assis (www.institutomachadodeassis.com.br), que será responsável pela aplicação das provas. A taxa de inscrição custa R$ 100, para qualquer ofício.
Todos os inscritos no processo seletivo farão prova objetiva composta por 40 questões de diversas disciplinas, a ser aplicada no dia 11 de dezembro, às 9h, em locais e horários a serem informados. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Tufilândia/MA

Procurador de Tufilândia: Prestar assessoramento jurídico amplo à comissão executiva, aos órgãos da administração e comissões da Prefeitura Municipal através de pareceres e outros documentos jurídicos; exercer a função de procurador da prefeitura nas hipóteses em que esta detiver personalidade judiciária, ativa ou passivamente. 
Auxiliar administrativo: Compreende as atribuições de trabalhos administrativos e datilográficos, aplicando a legislação pertinente aos serviços municipais; redigir e datilografar expedientes administrativos, tais como: memorandos,  ofícios, informações, relatórios e outros; secretariar reuniões e lavrar ata s; efetuar registros e cálculos relativos as áreas tributárias, patrimonial, financeiras, de pessoal e outras; elaborar e manter atualizados fichários e arquivos  manuais; consultar e atualizar arquivos magnéticos de dados cadastrais através de terminais eletrônicos; operar com máquinas calculadoras; auxiliar na escrituração contábil; proceder a classificação, separação e distribuição de expedientes obter informações e fornecê-las aos interessados; auxiliar no trabalho de aperfeiçoamento e implantação de rotinas; proceder a conferência dos serviços executados na área de sua competência, executar outras atribuições afins. 
Controlador: Avalia o cumprimento de metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo, bem como do orçamento do município, auxiliando em sua elaboração e fiscalizando sua execução; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal, nos órgãos e entidades da administração municipal, bem como da aplicação das subvenções e dos recursos públicos, por entidades do direito privado; exercer o controle das operações de crédito e garantias, bem como dos direitos e haveres do município; manter controle dos bens de caráter permanente incorporados ao patrimônio da câmara, indicando os elementos necessários à perfeita caracterização de cada um deles, proceder ao inventário anual e proceder a baixa dos inservíveis, atendendo a legislação vigente; apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional; fiscalizar o cumprimento do disposto na lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000; dar ciência ao chefe do poder legislativo e ao tribunal de contas de qualquer irregularidade que tomar conhecimento; emitir relatório sobre as contas do legislativo, que deverá ser assinado pelo controlador interno, assinando igualmente as demais peças que integram os relatórios de gestão fiscal e de contas, juntamente com o presidente da câmara e o contador; emitir relatório de análise de gestão, semestralmente, devendo o mesmo ser de responsabilidade exclusiva do controle interno; atender a todas as solicitações do tribunal de contas do estado, bem como a todas as suas instruções na sua respectiva área.

Sobre Prefeitura Tufilândia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.