Foram detectados erros de português e falhas durante a aplicação das provas.
Redação Publicado em 31/08/2007, às 15h05
Depois de três semanas de análises e espera, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT decidiu anular as provas objetivas do concurso com vagas para Brasília.
A assessoria de imprensa da ECT anunciou que a Exatus, empresa realizadora do concurso, aceitou a proposta da instituição de reaplicar as provas. Haverá, ainda esta semana, uma reunião para decidir a data para aplicação de novas provas.
Devido à reprodução fiel de questões aplicadas em outros certames, erros de português e falhas durante a aplicação das provas, no dia 22 de julho, o concurso dos Correios passou a ser alvo de polêmica.
Caso tivesse discordado, a Exatus poderia arcar com multas e responder o problema na Justiça. Além disso, a ECT teria de realizar outro processo de licitação para contratar nova empresa para organizar o concurso ou selecionar a segunda colocada no processo licitatório que havia escolhido primeiramente a Exatus.
O concurso dos Correios recebeu quase 10 mil candidatos que concorrem a oportunidades em 15 cargos diferentes. Os participantes disputam vagas imediatas e classificação para formação de cadastro reserva.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.