Última chance para 30 vagas de oficial de máquinas

A Marinha Mercante oferece vagas para o curso de adaptação para segundo oficial de máquinas.

Redação   Publicado em 13/11/2009, às 14h09

A Marinha Mercante, através do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), encerra nesta sexta-feira (13) o período de inscrições para o processo seletivo de admissão ao curso de adaptação para segundo oficial de máquinas.

Os interessados devem ter entre 18 e 40 anos e ser graduados, há menos de cinco anos, em uma das seguintes áreas: engenharia naval, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de automação, engenharia de produção industrial, engenharia mecatrônica, tecnólogo em mecânica, tecnólogo em construção naval, tecnólogo em manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos ou tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial.


As inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 de novembro, no site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br). A taxa de participação é de R$ 50.

O processo seletivo será composto por prova de títulos, avaliação de atestados e exames médicos, teste de suficiência física e período de adaptação – confira as datas no cronograma anexo no edital ao lado.

O curso

O curso constitui-se de dois períodos: um período acadêmico, composto de 28 semanas, realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), situado no Rio de Janeiro (RJ); e um período de estágio (PREST), com duração mínima de seis meses, quando o aluno será embarcado em navio mercante nacional utilizado na navegação marítima, tendo a oportunidade de aplicar, de forma supervisionada, os conhecimentos adquiridos.

O curso é gratuito, sendo oferecidas as seguintes facilidades aos alunos: alojamento (apenas para os que comprovarem residir fora da cidade do Rio de Janeiro), uniforme, alimentação, roupa de cama e assistências médico-odontológica de urgência.

A partir da matrícula, os alunos poderão receber bolsa-auxílio (desde que não recebam, simultaneamente, qualquer remuneração de caráter salarial).

Ao terminar o curso, o aluno será declarado oficial da marinha mercante e receberá um certificado de habilitação.

Veja também:

No ar: fórum JC estreia para facilitar vida de candidatos

Prepare-se: saiba tudo sobre a 1ª Feira do Concurso São Paulo

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.