Prefeitura encerra inscrições neste sábado

São 32 oportunidades de guarda municipal, para quais é necessário possuir nível médio

Redação   Publicado em 27/04/2012, às 15h11

A Prefeitura Municipal de São Pedro, no Estado de São Paulo, realiza concurso para preencher 32 vagas de guarda municipal.

Das vagas, 24 são para o sexo masculino, para as quais é exigida estatura mínima de 1,65m; oito são para o sexo feminino, estas devem possuir no mínimo 1,60m. Ambos os sexos precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) “B” e escolaridade concluída em nível médio.

A carga é de 40 horas semanais e o salário de R$ 1.191,87. O selecionado terá também os seguintes benefícios: 30% de Regime Especial de Trabalho (RET), 20% de Risco de Vida e 24 horas mês (100%) em razão de acordo coletivo de remuneração por horário de almoço. A escala de trabalho é de 12h x 36h.

Como participar  – As inscrições terminam neste sábado (28), através do site da organizadora: www.consesp.com.br. Taxa de participação no valor de R$ 30.

A seleção será feita em sete etapas, são elas: prova de capacitação intelectual, eliminatória e classificatória; teste de capacitação física, eliminatório e classificatório; exame psicotécnico, eliminatório; inspeção de saúde, eliminatória, pesquisa social, eliminatória; curso de formação de guarda civil municipal, eliminatório; e avaliação final do curso, eliminatória.

A primeira fase será aplicada no dia 20 de maio às 8h e terá duração de três horas.

Carolina Pera

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.