Prefeitura encerra inscrições para 20 oportunidades

Oportunidades para todos os níveis, com salários que vão de R$ 552,35 a 3.496,04 e jornadas entre 20 e 44 horas semanais

Redação   Publicado em 09/09/2011, às 11h05

Após sofrer prorrogação, chega ao fim o prazo de inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul (RS) que visa formar cadastro reserva em 20 diferentes postos de trabalho.

São oportunidades para todos os níveis, com salários que vão de R$ 552,35 a 3.496,04 para jornadas entre 20 e 44 horas semanais.

Para garantir a participação, o interessado deve acessar o site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), em www.fundatec.org.br. As taxas são de R$ 38,85 e R$ 64,75, de acordo com o nível de escolaridade exigido na função.

Postos

As opções para quem tem o ensino fundamental completo são de agente comunitário de saúde - com atuação em sete microáreas - e merendeira/servente. O salário é de R$ 677,78 e o candidato a agente deve morar na região onde pretende atuar.

Para a função de motorista - que tem vencimentos de R$ 1.129,82 - basta ter o ensino fundamental incompleto. Já os que são apenas alfabetizados concorrem a auxiliar de serviços de obras, com salário de R$ 677,78.

No nível médio, a oportunidade é para atendente de creche, com remuneração de R$ 552,35. No cargo de médico clínico geral, o interessado deverá ter o ensino superior concluído. Neste caso, a função oferece salários de R$ 3.496,04.

Por fim, há possibilidades para professores, nas disciplinas de ciências naturais, educação física, educação artística, educação infantil, geografia, história, língua portuguesa e matemática. Todas exigem licenciatura na área pretendida e contam com remuneração entre R$ 948,86 e R$ 1.897,72.

Prova

A previsão é a de que as provas objetivas sejam aplicadas no dia 24 de setembro, nos períodos da manhã e da tarde. Já a prova prática, para o cargo de motorista, acontece em 25 de setembro.

No caso dos professores, também haverá prova de títulos (mestrado, doutorado, especialização e certificados).

Serão questões de língua portuguesa, legislação, conhecimentos específicos e outras disciplinas, de acordo com a função pretendida.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.