O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) ficará aberto até 16 de junho. As provas serão em novembro
Douglas Terenciano Publicado em 05/06/2023, às 08h46 - Atualizado às 08h50
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) e o prazo ficará disponível até o próximo dia 16 de junho. Com as notas da prova, o participante pode garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Veja todos os detalhes!
Vale destacar que cada oportunidade possui regras próprias e pode variar a cada instituição. Por isso, é importante conhecer todas as condições. Um exemplo é que muitas instituições de ensino superior oferecem desconto nas mensalidades utilizando a nota do Enem 2023. Neste caso, o ideal é procurar a instituição para saber se elas oferecem bolsas e descontos e quais são os requisitos.
Além disso, a nota do Enem 2023 pode permitir que o candidato estude em uma faculdade fora do Brasil, já que o Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.
Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local. É importante lembrar que instituições internacionais geralmente possuem calendários diferentes dos utilizados no Brasil. Com isso, é preciso ficar atento e pesquisar diretamente no site das universidades.
A inscrição no exame só será confirmada mediante ao pagamento da taxa, contanto que o aluno não tenha obtido isenção da taxa. Os participantes isentos e pagantes devem realizar a inscrição até dia 16 de junho pela página do participante: https://enem.inep.gov.br/participante. As provas do Enem 2023, nas versões impressa e digital, serão aplicadas dos dias 5 e 12 de novembro.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2023, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.