Edital já está praticamente pronto e deve ser liberado nos próximos dias. Oferta de vagas e salários ainda serão anunciadas
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/03/2016, às 15h39
O edital do concurso público que será promovido pela Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, a 202 km da capital, próxima a Campinas, inicialmente previsto para ser publicado em fevereiro, ainda passa por revisões finais. A expectativa agora é de que seja liberado no decorrer dos próximos dias, até o início de abril.
O concurso contará com oferta de vagas para o preenchimento em 11 cargos, em vários níveis de escolaridade.
Os últimos acertos estão sendo feito com a organizadora, que será o Instituto Excelência.
Embora os cargos já estejam definidos, o número de vagas, salários e exigências somente serão anunciados no edital de abertura de inscrições.
As oportunidades serão para os cargos de professor especialista PEB EE, professor PEB II – artes, auxiliar de educação, merendeira, auxiliar administrativo, nutricionista, assistente social, comprador, agente de combate às endemias, operador de máquinas e professor de educação física – esportes.
O último concurso da prefeitura ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 14 oportunidades, sendo oito para o cargo de agente comunitário de saúde e as restantes para professores de professor de ensino fundamental PEB I , professor substituto de ensino fundamental, professor PEB II de artes, professor PEB II de inglês, professor PEB II de educação física e professor especialista. A organizadora, na ocasião, foi a Persona Capacitação.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.