Oportunidades serão preenchidas em nove Estados. Há ofertas nos cargos de analista, especialista e técnico em dois ramos de atuação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou o número de inscritos no concurso que visa ao preenchimento de 81 empregos públicos em nove Estados brasileiros, além da formação de cadastro reserva.
No total, 38.785 pessoas se inscreveram; 26.827 somente para o Rio de Janeiro (RJ). Os números da capital fluminense estão distribuídos entre as funções de analista administrativo (10.887 candidatos na disputa por 29 ofertas), técnico administrativo (9.512 interessados em 15 vagas) e especialista em regulação de Saúde Suplementar (6.428 almejam 23 postos).
O menor número de inscritos foi registrado para a profissão de técnico administrativo que será ocupada em Ribeirão Preto (SP): 535 pessoas concorrem à única oportunidade disponível.
A estatística completa pode ser conferida nos anexos, bem como o edital da seleção pública.
Detalhes das vagas - Há 24 postos para candidatos de nível médio e 57 para aqueles que terminaram o ensino superior, com salários entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20. Às pessoas com necessidades especiais estão reservadas cinco oportunidades.
Quem possui ensino médio concorre a 21 empregos de técnico administrativo. As colocações estão nos municípios do Rio de Janeiro/RJ (15), Belo Horizonte/MG (1), Cuiabá/MT (1), Porto Alegre/RS (1), Recife/PE (1), Ribeirão Preto/SP (1) e Salvador/BA (1).
Também para candidatos de nível médio são as ofertas (3) de técnico em regulação de saúde suplementar, distribuídas igualmente nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG e Salvador/BA.
Os graduados em qualquer área de formação disputam a profissão de analista administrativo (31), em Cuiabá/MT (1), Ribeirão Preto/SP (1) e Rio de Janeiro/RJ (29).
Além dessas chances, pessoas com nível superior podem pleitear a carreira de especialista em regulação de saúde suplementar (26), ofertada para Curitiba/PR (1), Rio de Janeiro/RJ (23), Salvador/BA (1) e São Paulo/SP (1).
Avaliações - O processo seletivo será composto por provas objetivas e discursivas. Para os empregos que requerem nível superior também será realizada análise de títulos, ao passo que os pretendentes a especialista em regulação de saúde suplementar enfrentarão curso de formação.
As provas objetivas - contendo 120 questões de conhecimentos básicos (60) e específicos (60) - e discursivas serão realizadas em dois períodos no dia 14 de julho. Para fazer a consulta individual, clique
AQUI.
As carreiras de nível superior terão suas avaliações aplicadas no turno da manhã. Já as de nível médio, no período da tarde. Os candidatos terão até 4h30 para a realização das provas. Mais informações sobre os exames podem ser verificadas na convocação, disponível nos anexos.
Matéria atualizada às 15h10 de 8 de julho.
Criada a partir de setor específico do Ministério da Saúde (MS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nasceu pela lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, como instância reguladora de um setor da economia sem padrão de funcionamento. A exceção ficava por conta do seguro de assistência à saúde e das seguradoras, sob o controle econômico-financeiro da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A agência reguladora é responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil, sendo que a sede da ANS está localizada na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na avenida Augusto Severo, n° 84, no bairro da Glória. Sua missão é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.