ESAF registra mais de 77 mil inscritos para 463 vagas

O Ministério da Fazenda aplicará as provas, para todos os candidatos, no dia 21 de outubro

Redação   Publicado em 19/09/2012, às 11h25

Mais de 77 mil candidatos devem realizar a prova objetiva para técnico administrativo do Ministério da Fazenda no dia 21 de outubro. É o que indicam as estatísticas publicadas pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), que vem organizando a seleção para preenchimento de 463 vagas.

No total, 77.339 pessoas efetuaram inscrição para o concurso, sendo 48.093 para o Distrito Federal, onde há mais ofertas, e 29.246 para São Paulo. A concorrência é de 149 candidatos por vaga no DF e 207 por vaga em SP.

As oportunidades reservadas a deficiências serão disputadas por 909 inscritos.

As estatísticas completas podem ser consultadas no anexo ao lado.

Concurso
Do total de oportunidades, 322 são para o Distrito Federal e 141 para São Paulo. Há reserva de 25 vagas para portadores de deficiência.

Para concorrer, o candidato deve possuir o nível médio completo. A remuneração é de R$ 2.858,82, já inclusas as gratificações.

O processo seletivo será composto por duas provas objetivas. A primeira terá 40 questões de conhecimentos básicos, distribuídas entre língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e conhecimentos de informática; a segunda virá com 50 questões de conhecimentos específicos, abrangendo conteúdos de direito administrativo e constitucional, arquivologia e gestão pública.

Os exames serão realizados no dia 21 de outubro, em Brasília (DF) e em São Paulo (SP). Os horários e locais serão divulgados, oportunamente, pela comissão de organizadores do concurso.

Atribuições
Execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades, além de outras atividades de mesmo nível de complexidade em sua área de atuação.

Leandro Cesaroni