Nova retificação exclui vagas de auxiliar em Dom Bosco

Novo edital exclui seis colocações de auxiliar de serviços gerais, passando a contar agora com 38 vagas. Antes, administração já havia excluído a função de agente comunitário

Redação   Publicado em 21/01/2013, às 15h33

A Prefeitura Municipal de Dom Bosco (MG), a 548 km de Belo Horizonte, publicou nova retificação reduzindo, ainda mais, o número de vagas no concurso que promove com vagas de todos os níveis de escolaridade.

O novo edital exclui as seis colocações de auxiliar de serviços gerais, o que faz com que a seleção passe a contar agora com um total de 38 vagas. Anteriormente, a administração já havia excluído a função de agente comunitário.

Os demais itens do edital permanecem inalterados. Os salários vão de R$ 622 a R$ 3.360,04, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. No caso dos professores, a carga é de 18 horas aula por semana.

Conheça as vagas

Quem completou o nível fundamental pode optar pelas carreiras de motorista (4) e operador de máquinas (1).

No nível médio, há inscrições para assistente administrativo (7) e fiscal municipal sanitário (1). Já para quem tem formação técnica, são seis vagas para técnico em enfermagem.

Por fim, profissionais com nível superior concorrem a cirurgião dentista (1), enfermeiro (2), especialista da educação básica (1), professor de educação básica (12) e professor (educação física – 1, matemática – 1 e português – 1).

Como participar

As inscrições podem ser realizadas de duas maneiras: pessoalmente, na prefeitura, Praça Eliane Queiroz da Silva, 25, Alto Boa Vista, das 8h às 13h, exceto sábados, domingos e feriados. Ou pela internet, através do site www.magnusconcursos.com.br. O prazo já está aberto e vai até 15 de fevereiro.

As taxas oscilam entre R$ 30 e R$ 125.

Seleção

Todos realizarão provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de 3 horas. Para os cargos de motorista e operador de máquina haverá também prova prática e para cargos de nível superior e professor terá avaliação de títulos. Os testes objetivos estão previstos para o dia 3 de março.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.