Fortaleza/CE disponibiliza 1.000 vagas de assistente

Há 380 oportunidades na ampla concorrência, 20 para pessoas com necessidades especiais e 600 para a formação de cadastro Seis distritos receberão os aprovados

Pamela Lee Hamer   Publicado em 02/10/2014, às 15h55

Entre postos efetivos e para a formação de cadastro reserva (CR), a Prefeitura de Fortaleza, no Estado do Ceará, realiza concurso público para preencher 1.000 vagas.
Tanto as 400 ofertas imediatas quanto as 600 que formarão cadastro se destinam a um cargo, o de assistente da educação infantil na rede municipal de ensino.
Para tentar a colocação, os interessados precisam ter ensino médio completo na modalidade normal. Pessoas com necessidades especiais que possuam essa qualificação e queiram ingressar na seleção terão reservados 20 postos.
Para participar – As inscrições ficarão abertas até 14 de outubro na página eletrônica www.imparh.fortaleza.ce.gov.br. Interessados em concorrer terão de desembolsar taxa de R$ 60. 
Testes – A primeira triagem será constituída de prova objetiva com 40 questões de língua portuguesa, raciocínio lógico e disciplinas específicas. A aplicação do teste será realizada em 2 de novembro, das 14h30 às 17h30.
As fases seguintes serão de curso de formação com carga horária de oito horas/aula em 22, 29 e 30 de novembro; exame prático nos dias 6, 7, 13 e 14 de dezembro; e análise de experiência na área de educação como auxiliar de creche, auxiliar de serviços educacionais, auxiliar de sala e/ou professor de creche.
Todas as etapas ocorrerão na cidade de Fortaleza (CE). O resultado é aguardado para 22 de dezembro.
Aprovados – Os candidatos selecionados assumirão a função em seis distritos de educação, tendo de cumprir jornada de 240 horas mensais. As vagas estão nos bairros de Barra do Ceará, Edson Queiroz, Parquelândia, Montese, Bonsucesso e Messejana.
O salário da profissão corresponde a R$ 1.232,61. Também são concedidos auxílio-refeição e auxílio-transporte.

Sobre Prefeitura Fortaleza

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.