Fortaleza/CE: 1.679 vagas na área de educação

Capital do Estado do Ceará, Fortaleza encaminhou projeto de lei para câmara solicitando a criação de vagas para as carreiras de pedagogo e professor. Não há previsão de lançamento do concurso

Camila de Lira   Publicado em 20/04/2015, às 16h40

No Ceará, a Prefeitura de Fortaleza anunciou que irá lançar um novo concurso voltado para a área de educação. O pedido da prefeitura é para a abertura de 1.679 vagas para os postos de professor e de pedagogo.

Leia também: Concurso INSS: expectativa aumenta para 4.730 vagas
Segundo informações da prefeitura, o projeto de lei pedindo a criação das vagas já foi encaminhado para a Câmara Municipal. “A ideia é que a gente possa substituir professores que atualmente tem um trabalho precário e terceirizado, em regime de substituto, por professores efetivos e concursados vinculados ao município”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
A expectativa é que o concurso de Fortaleza, que deverá selecionar 940 pedagogos e 739 professores, aconteça ainda este ano. Curso superior completo é exigido para os profissionais se candidatarem a estes cargos.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Fortaleza/CE

Videoaulas para PrefeiturasProvas Anteriores de PrefeiturasAPOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE FORTALEZA/CE

Últimos concursos de Fortaleza/CE


O último processo seletivo voltado apenas para a seleção de professores aconteceu no meio de 2014, quando a prefeitura fez um concurso com 370 oportunidades para docentes de diversas áreas.
Ainda no ano passado, a prefeitura de Fortaleza lançou um processo seletivo para diversos postos de níveis médio/técnico e superior – como assistente administrativo, técnico e advogado – e que contava, também, com 436 ofertas para professores substitutos.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.