Prova de ontem terminou com 11 pessoas presas

Candidatos foram flagrados com pontos eletrônicos de escuta para transmissão e recepção de informações.

Redação   Publicado em 07/06/2010, às 12h29

Onze candidatos foram encaminhados à Delegacia de Homicídios, em Salvador (BA), durante a prova do concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia aplicada ontem (6), no Colégio da PM, em Dendezeiro. Os detidos foram flagrados com pontos eletrônicos de escuta para transmissão e recepção de informações.

A descoberta aconteceu quando um dos envolvidos foi acusado pelo detector de metais enquanto se dirigia ao banheiro, três horas após o início do exame. Com isso, a fiscalização se estendeu por todas as salas de prova, encontrando mais dez participantes da fraude, todos pernambucanos.

A Polícia Militar da Bahia revelou que um veículo Honda, modelo Civic, com placa de Serra Talhada (PE), estava estacionado do lado de fora da escola com três pessoas em atitude suspeita. Desconfiados, eles fugiram antes da abordagem policial.

De acordo com informações da Consultec, organizadora do concurso, a prova não será anulada, já que a fraude foi descoberta antes do término do exame.

Concurso

A PM (BA) oferece 120 vagas de oficial policial militar, sendo 108 vagas para o sexo masculino e 12 para feminino.

Para concorrer foi preciso ter o ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, na data da matrícula do curso, estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e carteira de habilitação na categoria B, entre outros requisitos.

Os aprovados serão admitidos no Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares/2010 (CFOPM/2010), com início previsto para janeiro de 2011. Durante os três anos de realização do curso os alunos ficarão sujeitos ao regime de internato e dedicação exclusiva e receberão bolsa no valor de R$ 1.142,34.

Após concluir o curso de formação, os aspirantes cumprem um estágio operacional supervisionado de um ano, quando passam a receber remuneração de R$  2.468,08.

O concurso terá cinco etapas: exame objetivo de conhecimentos; avaliação psicológica; exame médico-odontológico; teste de aptidão física e investigação social.

De acordo com a organizadora da seleção, foram registradas 14.009 inscritos. Deste total, 11.698 para o sexo masculino e 2.311 para o feminino.

Leandro Cesaroni

Veja também:

PGE/BA: concurso abre 21 vagas temporárias de assistente

Serra Talhada/PE: prefeitura lança edital com 407 vagas