Funcionalismo público, estou chegando!

Quando desejamos conquistar algo em nossas vidas, algumas atitudes são fundamentais, dentre elas acreditar que é possível atingir o objetivo e trabalhar o suficiente para realizar o nosso sonho

Jaime Kwei   Publicado em 01/07/2016, às 17h12

Quando desejamos conquistar algo em nossas vidas, algumas atitudes são fundamentais, dentre elas acreditar que é possível atingir o objetivo e trabalhar o suficiente para realizar o nosso sonho.
Muitas pessoas almejam uma casa maior, um carro mais potente ou fazer um curso, mas ao analisarem mais profundamente as suas situações e reais condições acabam não realizando conforme havia planejado e sonhado.
Essa é, em geral, nossa dinâmica de vida, deixamos de lado os nossos maiores sonhos em função de fatores diversos, baixamos as nossas expectativas para podermos realizar algo.
Ao dedicar seu tempo e energia ao estudo para concursos públicos e ser aprovado, além das excelentes remunerações e benefícios, essa aprovação possibilitará que você faça planejamentos mais sólidos, pois a garantia de sua estabilidade financeira e profissional lhe dará essa condição.
Quando compramos um apartamento na planta ou nos matriculamos numa faculdade sabemos que o processo de conclusão da obra ou conclusão do curso requer um tempo, normalmente anos, para que seja concluído. 
Estudar para concurso públicos também requer um planejamento. Escolha um cargo, organize sua rotina e faça o que a maioria dos candidatos não está disposta a fazer: planeje e execute, ou seja, estude até sua aprovação.
E como conseguir essa aprovação? Tenho algumas dicas de organização, de estudo e alguns puxões de orelha para que você dê início ao seu processo de preparação:
1) Lembre-se, todos os dias, qual é o seu grande objetivo: ser funcionário público. Seja obcecado pelo seu sonho.
2) Acredite que você é capaz de preparar-se para as provas e demais etapas do concurso que você escolheu.
3) Conheça as disciplinas, regras e critérios de avaliação do concurso.
4) Não seja imediatista, concurso público não é projeto a curto prazo. A preparação requer organização e tempo, principalmente os concursos mais concorridos. 
5) Invista em bons materiais; se possível, procure auxílio em cursos e aulas especializadas para o cargo que você escolheu.
6) Não reclame da sua vida, nem de estudar, muitos gostariam de poder dedicar tempo e energia para mudar de vida.
7) Não aceite que não pode fazer algo porque não tem estabilidade financeira e profissional.
8) Concurso público não é para gênios, concurso público é para todos os que acreditam e que estudam.
9) Não desanime durante seus estudos e, caso isso ocorra, estude mesmo assim. Em nossas vidas, fases de desânimo já ocorreram antes de pensarmos em concursos e, com certeza, ocorrerão após a aprovação. Desanimar pode ocorrer, mas desistir não. 
10) Afaste-se de pessoas negativas e pessimistas. Cerque-se de pessoas que comungam dos meus sonhos e ideais que você.
Antecipe-se, sonhe alto e acredite. Muitas pessoas não sonham por não achar que são dignas ou preparadas.
Pense grande, pense em você e em sua família, vocês merecem um futuro com melhores possibilidades.
Acorde, estude e durma profetizando: funcionalismo público, eu estou chegando!
Jaime Kwei, diretor da Central de Concursos.

Sobre AASP

Associação dos Advogados de São Paulo