Prefeitura de Campinas divulga gabaritos para 29 vagas

Ofertas são para todos os níveis de escolaridade; remunerações são de R$ 1.177,81 (fundamental), R$ 1.701,30 (médio) e R$ 3.795,22 (superior) para jornadas de trabalho de 36 horas semanais

Redação   Publicado em 16/08/2012, às 12h22

A Prefeitura Municipal de Campinas, no interior paulista, já disponibilizou os gabaritos das provas objetivas do concurso que vai preencher 29 vagas em diversos cargos.

Com duração de quatro horas, as avaliações aconteceram no último domingo (12) e as respostas corretas podem ser consultadas no anexo ao lado.

O processo seletivo terá ainda as etapas de avaliação psicológica, no dia 23 de setembro, e prova prática (somente para salva vidas), no dia 4 de novembro.

Saiba mais
Candidatos com o ensino fundamental completo se inscreveram para salva vidas (5). No nível médio, as ofertas eram para agente de ação cultural (1) e agente de ação social (7).

Profissionais com formação superior escolheram entre as carreiras de especialista cultural e turístico (1) e instrutor de práticas desportivas (15).

As remunerações são de R$ 1.177,81 (fundamental), R$ 1.701,30 (médio) e R$ 3.795,22 (superior) para jornadas de trabalho de 36 horas semanais.

Os aprovados ainda contarão com os benefícios de auxílio-refeição/alimentação (R$ 528) e vale-transporte, concedido mediante o desconto de 3% dos vencimentos.

Atribuições
Agente de ação cultural 
– elaborar, executar, coordenar, avaliar e difundir eventos relacionados a projetos culturais.

Agente de ação social  – planejar, executar e monitorar atividades relacionadas aos processos e procedimentos de atendimento à população objeto das políticas sociais, em equipamentos sociais de acordo com os regulamentos em vigor.

Especialista cultural e turístico – executar atividades relacionadas ao planejamento, organização, coordenação e execução de programas e projetos de promoção e desenvolvimento cultural e turístico do município.

Instrutor de práticas desportivas – planejar, executar e coordenar atividades de desenvolvimento de políticas integradas sócio-desportivo-educativas de inclusão, melhoria de qualidade de vida, de prevenção à saúde e de cidadania do público que utiliza os equipamentos municipais de lazer e esportes.

Salva vidas – executar atividades de vigilância, prevenção e salvamento nos equipamentos municipais, observando normas e procedimentos de serviço.

Mais detalhes podem ser obtidos nos arquivos anexados ao lado ou no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC (www.ibfc.org.br).

Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.