Divulgados gabaritos de provas para 120 vagas

Provas foram aplicadas no dia 5, para vagas no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Redação   Publicado em 14/06/2011, às 14h21

A Prefeitura Municipal de Limeira, localizada do interior paulista, divulgou os gabaritos das provas aplicadas no dia 5 deste mês no concurso público, voltado ao preenchimento de 120 vagas em todos os níveis escolares.

Ao todo, foram 40 questões envolvendo os temas língua portuguesa, matemática, noções de informática e conhecimentos específicos, variando conforme a função almejada.

O arquivo com as respostas das questões pode ser consultado, anexo ao lado.

Concurso

A vaga para o ensino fundamental é para o cargo de agente de combate a epidemias. Os aprovados farão curso de formação inicial e continuada sobre a função.

Para o ensino médio, as oportunidades são para motorista socorrista, rádio operador, telefonista e, para quem possui curso profissionalizante e registro profissional no respectivo órgão, será aberto o posto de técnico em enfermagem.

As vagas para o ensino superior são de médico diarista, médico plantonista, enfermeiro e enfermeiro para educação permanente. Será exigido registro profissional no órgão ou conselho responsável da área.

A jornada de trabalho varia de 12 a 40 horas semanais e os salários entre R$ 725,41 e R$ 6.363,91.

Os aprovados exercerão suas funções do Programa de Saúde da Família (PSF) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Da Redação/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.