O requisito básico para concorrer às vagas é ter o ensino médio completo. A remuneração é de R$603,66.
Redação Publicado em 22/10/2008, às 14h55
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia divulgou o gabarito da prova para o concurso que visa preencher 66 vagas e formar cadastro reserva (CR) para a função de Agente de Correios nas Atividades de Tratamento (2 + CR), Distribuição e/ou Coleta (32 + CR) e Comercial (32 + CR). A remuneração é de R$ 603,66 + benefícios por 44 horas de trabalho semanais.
Confira as respostas no anexo abaixo.
As avaliações objetivas foram realizadas no dia 19 de outubro, às 9h (horário de Brasília).
Os candidatos poderão interpor recurso contra o gabarito nos dias 22, 23 e 24 de outubro, que deverão ser digitados, uma folha para cada questão recorrida e postados, por Sedex, ou protocolados dentro do prazo estabelecido, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Gerência de Educação Corporativa da Diretoria Regional da Bahia, localizada na avenida Paulo VI, 190, 2º andar, Pituba, Salvador/BA, CEP 41810-900.
O requisito básico para concorrer às vagas foi ter o ensino médio completo. Para o desenvolvimento da Atividade Comercial, foi exigido também conhecimentos específicos da área e de informática.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.