O site JC, em parceria com o curso FMB, divulga o gabarito extraoficial do concurso de oficial de justiça SP
Redação Publicado em 11/10/2009, às 21h58
O Jornal dos Concursos & Empregos, em parceria com o curso FMB, divulga o gabarito extraoficial do concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que visa preencher 500 oportunidades ao cargo de oficial de Justiça.
Deste total, 100 vagas são para a capital e 400 distribuídas nas 56 circunscrições do interior e litoral do Estado e Grande São Paulo.
Os aprovados receberão salário de R$ 3.150,97, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte, para jornada de 40h semanais.
De acordo com a assessoria de imprensa do TJ, a seleção recebeu um total de 323.071 inscritos, somente a capital São Paulo totalizou 87.120 inscrições, seguida por Santos (litoral) com 16.475 e Campinas (interior) com 9.732. Confira a estatística completa no anexo ao lado.
Os candidatos que realizaram o concurso podem consultar as respostas das 80 questões da prova no link abaixo:
Gabarito extraoficial Oficial de Justiça (versão 4)
A prova corrigida é a versão 4, porém, os candidatos que possuem outras versões podem basear-se no mesmo gabarito extraoficial, com exceção da disciplina de português que apresentou mudança na ordem das questões e alternativas. Para isso, disponibilizamos as provas digitalizadas ao lado.
Prova
A prova objetiva com 4h de duração foi aplicada no dia 11 de outubro (domingo), às 13h (horário de Brasília/DF) e foi constituída por questões de língua portuguesa (20); conhecimentos em direito (40) – código de processo penal, código de processo civil, código penal, direito constitucional, direito administrativo, normas da corregedoria geral da Justiça; conhecimentos gerais – atualidades (4); matemática (8) e informática (8).
As provas de língua portuguesa e conhecimentos em direito serão de caráter eliminatório, devendo o candidato obter, no mínimo, 50% de acerto em cada uma das avaliações. Lembrando que as provas objetivas serão avaliadas na escala de zero a dez pontos, sendo língua portuguesa e conhecimentos em direito de caráter eliminatório e de conhecimentos gerais de caráter classificatório. Assim, será considerado habilitado no exame o candidato que obtiver nota igual ou superior a cinco pontos na média do conjunto das provas, observando-se 50% de acerto em cada uma das avaliações de caráter eliminatório.
Muitos candidatos também aproveitaram a oportunidade para entrar no universo dos concursos públicos, que é o caso de Fernanda Pereira Bento. Aos 18 anos, a estudante vêm cursando o primeiro ano de direito e participou pela primeira vez de um processo de seleção pública:
"Meu objetivo era adquirir experiência e aprender a encarar os concursos. Mas, para quem está acostumado com vestibulares, as disciplinas básicas, como português e matemática, estavam tranquilas, O difícil foram questões mais específicas, nas áreas de direito e algumas de informática."
Atribuições do oficial de Justiça
Executar as tarefas referentes a citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências próprias do seu ofício, lavrando nos autos toda ocorrência e deliberação, bem como cumprir todas as determinações efetuadas pelo juiz de direito a que estiver subordinado, dando-lhe auxílio e apoio nas tarefas solicitadas.
Veja também:
Especial oficial de Justiça: exercício da profissão requer jogo de cintura
Receita Federal 2009: Concursos oferecem 1.150 oportunidades
IBGE, IPHAN e Receita Federal: Mudança no Enem altera provas de concursos
Concursos Previstos