Saíram gabaritos das provas para a área de esporte

Os exames contaram com 10 questões de língua portuguesa, 15 de legislação, 10 sobre o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e cinco de atualidades

Redação   Publicado em 13/12/2011, às 15h23

A Prefeitura Municipal de Rio Branco (AC) publicou os gabaritos das provas objetivas referentes ao processo seletivo simplificado destinado a selecionar agentes sociais de esporte e lazer e coordenadores de núcleos para o projeto do Programa Esporte e Lazer da Cidade.
As respostas corretas das 40 questões para cada função foram divulgadas no site da prefeitura (para conferir, clique aqui).
Os exames foram aplicados no último domingo (11) e contaram com 10 questões de língua portuguesa, 15 de legislação, 10 sobre o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e cinco de atualidades.
O processo seletivo conta ainda com análise de currículo e entrevista individual.
ConcursoPara concorrer ao posto de agente social de esporte e lazer, o candidato precisava possuir ensino fundamental completo e experiência em execução de atividades esportivas, recreativas e de lazer, com adolescentes e jovens. São oferecidas 48 oportunidades, sendo duas reservadas a portadores de deficiência, e mais 28 para a formação de cadastro reserva. O salário é de R$ 550 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.
Já para o cargo de coordenador de núcleo, o profissional devia possuir nível superior em educação física, artes cênicas, música ou letras vernáculas, além de experiências em coordenação de programas e projetos esportivos, recreativos e de lazer. São oito ofertas, sendo uma reservada a portadores de deficiência, além de mais quatro para a formação de cadastro reserva. A remuneração é de R$ 1.000 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Leandro Cesaroni

Veja também:

TJ/AC: divulgado edital com 20 ofertas para juiz substituto

TCE/AP: saiu edital com 20 vagas para técnico e analista

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.