A próxima etapa da seleção é a reunião para instruções, que será realizada no dia 28
Redação Publicado em 25/09/2012, às 15h27
Foram publicados os gabaritos e a lista de aprovados na prova objetiva do processo seletivo promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para preencher 386 vagas de oficiais nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
As respostas corretas do exame, bem como a relação de candidatos habilitados para a próxima fase, podem ser consultadas entre os anexos ao lado.
A próxima etapa da seleção é a reunião para instruções, que será realizada no dia 28 de setembro, às 14h, nos respectivos Órgãos de Execução e Divulgação (OED) de cada Estado.
Concurso
Os cursos são ministrados em regime de internato, nos centros de instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que conta com 238 vagas, e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com 148, localizados nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), respectivamente. Designado pela DPC, o CIAGA também foi incumbido de coordenar e executar o processo de seleção.
O candidato poderá optar pelos cursos de oficiais de máquinas e de oficiais de náutica, constituídos de dois períodos. O primeiro é acadêmico, com seis semestres letivos e permissão de saídas aos fins de semana, feriados e férias escolares. Já no segundo, o oficial realiza estágio embarcado, com duração mínima de seis (máquinas) e doze (náutico) meses.
Os cursos são gratuitos, mas os alunos contam com remuneração mensal durante o período acadêmico; auxílio financeiro durante o estágio; alimentação e alojamento; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa; e uniformes. Durante os cursos, os alunos ficam impedidos de se casar ou ter filhos, com o risco de ter a matrícula cancelada, caso surjam estes imprevistos.
Após o término do curso, o aluno será declarado 2º oficial de máquinas ou náutica da Marinha e 2º tenente da reserva da Marinha, assim como diplomado bacharel em Ciências Náuticas, reconhecido como graduação de nível superior.
O processo seletivo tem prova de conhecimentos; reunião de instruções; avaliação psicológica; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação e verificação de documentos; todas eliminatórias.
Leandro Cesaroni
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.