Confira o gabarito de seleção para capelães militares

Ao todo, são quatro vagas, sendo três para padre católico apostólico romano e uma para pastor evangélico

Redação   Publicado em 14/10/2011, às 11h22

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) divulgou os gabaritos das provas do exame intelectual (EI) aplicadas aos candidatos do processo seletivo que visa a matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação para Ingresso no Quadro de Capelães Militares (EIA/QCM).

Foram questões de teologia e português, com questões objetivas e de redação.

Ao todo, são oferecidas quatro vagas, sendo três para padre católico apostólico romano e uma para pastor evangélico.

Para fazer a consulta, basta acessar os arquivos anexos ao lado ou o site da Escola de Formação Complementar do Exército.

Seleção

Além do EI, o processo seletivo será composto de inspeção de saúde (IS); exame de aptidão física (EAF); e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos. Os exames acontecem nos dias 12 de dezembro e 13 de janeiro, em locais determinados pelos órgãos escolhidos pelo candidato na hora da inscrição.

Capelães

Para participar, o candidato deve ser brasileiro nato; ter entre 30 e 40 anos de idade (até 31 de dezembro do ano da matrícula); ter concluído curso de formação teológica regular (nível superior); ter sido ordenado sacerdote católico romano ou pastor evangélico; possuir pelo menos três anos de atividades pastorais; entre outros. A estatura mínima exigida é de 1,60 metro para homens e 1,55 para mulheres.

Segundo definição do Exército, o capelão militar tem como função prestar assistência religiosa e espiritual, cooperando na orientação educacional e moral dos integrantes e seus familiares. Também presta assistência aos presos pela Justiça Militar e aos enfermos.

O estágio será desenvolvido em três diferentes locais. O primeiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o segundo período na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e, por fim, nas organizações militares de Brasília e do local onde o capelão militar será classificado.

Ao ser matriculado, o candidato passa ao posto de aspirante à oficial, recebendo vencimentos no valor de R$ 5 mil. Após a conclusão do estágio, continua com o mesmo valor até ser promovido ao posto de segundo-tenente.

George Corrêa