A seleção, que teve o edital divulgado em março deste ano, tem como objetivo o preenchimento de 9.190 vagas distribuídas entre diversos Estados do País.
Redação Publicado em 18/05/2011, às 08h43
As provas para o concurso dos Correios foram realizadas no último domingo (15) e os gabaritos para todos os cargos já estão disponíveis. A seleção, que teve o edital divulgado em março deste ano, tem como objetivo o preenchimento de 9.190 vagas distribuídas entre diversos Estados do País.
Nesta segunda-feira a organizadora da seleção, Cespe/UnB, divulgou o gabarito oficial somente para o cargo de atendente comercial. Consulte as respostas no anexo ao lado.
Para as demais funções os gabaritos foram publicados na noite desta terça-feira (17), no site www.cespe.unb.br.
Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos, e seguir as instruções ali contidas.
De acordo com o Cespe, as provas do concurso dos Correios foram aplicadas dentro da normalidade em 310 cidades. Pela manhã, participaram dos exames os candidatos aos cargos de níveis superior, técnico e médio nas atividades de atendente comercial e de operador de triagem e transbordo. À tarde, foi a vez dos candidatos aos cargos de nível médio na atividade de carteiro. O percentual de ausentes em cada turno foi de 20,4% e 16,8%, respectivamente.
No total, 1.120.393 se inscreveram para o concurso, sendo que o cargo que recebeu mais inscrições foi o de atendente comercial: 667.798. No entanto, enfrentarão maior concorrência os inscritos nas nove oportunidades de técnico de segurança do trabalho: 301 candidatos por vaga.
O maior número de concorrentes para nível médio foi registrado no Distrito Federal para o cargo de atendente comercial, que conta com 27.836 inscritos. O DF (Brasília) também tem o maior número de inscritos para nível superior: 5.531 disputam o cargo de analista de Correios – administrador.
Confira abaixo a concorrência para todos os cargos e nos anexos da matéria a quantidade de inscritos por localidade/ Estado:
Cargo | Inscrições | Vagas | Inscrições por vaga |
Atendente comercial | 667.798 | 2.272 | 293,93 |
Carteiro | 296.719 | 5.060 | 58,64 |
Operador de triagem | 86.739 | 1.014 | 85,54 |
Auxiliar de enfermeiro do trabalho | 956 | 6 | 159,33 |
Técnico de segurança do trabalho | 2.715 | 9 | 301,67 |
Nível superior | 65.466 | 829 | 78,97 |
Total | 1.120,393 | 9.190 | 121,91 |
Concurso
As oportunidades de nível médio estão distribuídas da seguinte forma: 5.060 para carteiros, 2.272 para atendentes e 1.014 para operador de triagem e transbordo. Para essas funções, é oferecida remuneração de R$ 807,29, além de benefícios de vale alimentação, vale transporte, auxílio creche, assistência médica e odontológica, plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento profissional.
Candidatos de nível técnico e superior dispõem de 796 vagas para analista de correios e 48 para profissionais de medicina e segurança do trabalho. Nestes casos, os salários variam de R$ 1.003,57 a R$ 3.211,58, e os benefícios são: vale alimentação e refeição, vale transporte, auxílio creche ou babá, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar (Postalprev).
Para mais informações, entre em contato com o Cespe/UnB pelo telefone (61) 3448-0100 ou pelo e-mail sac@cespe.unb.br.
Da Redação/ SP
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Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.
Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.
Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.