Divulgados os gabaritos para professor temporário

A Prefeitura de Rio Branco oferece vagas temporárias de professor para atuação no município com remuneração de R$ 2,5 mil.

Redação   Publicado em 12/01/2011, às 10h30

A Prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, publicou os gabaritos das provas objetivas do concurso que visa preencher 277 vagas temporárias de professor para atuação no município. A remuneração oferecida varia conforme a carga horária, podendo chegar a R$ 2.500,21.

Consulte as respostas no anexo ao lado.

O candidato classificado deverá entregar o seu curriculum vitae, no local onde realizou a sua inscrição, na data provável de 20 a 22 de janeiro.

E o resultado final da seleção está previsto para ser publicado no site da Prefeitura de Rio Branco: www.riobranco.ac.gov.br, no mural da SEME e no Diário Oficial do Estado, no dia 26 de janeiro.

Os candidatos poderão interpor recurso administrativo no prazo de dois dias úteis, após a publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Acre. Os recursos deverão ser entregues na SEME, através de petição dirigida à Comissão Coordenadora do processo Seletivo Simplificado, conforme critérios abaixo:

a) apresentação em formato livre, em duas vias, sendo uma via para ser protocolada;

b) transcrito com letra de forma ou impresso, contendo, obrigatoriamente, as alegações e seus fundamentos, a função para qual concorre, o número de seu CPF, nome do candidato e sua assinatura;

c) entregue, obrigatoriamente, em mão, na SEME, não sendo considerados os recursos enviados por qualquer outro tipo de remessa.

Há chances para professor de ensino fundamental (séries iniciais), pré-escola, creche, ensino especial e professor intérprete (de libras, em aulas para surdos). Em todos os casos é exigido ensino superior em pedagogia ou normal superior. Portadores de necessidades especiais têm vagas reservadas.

Dependendo da lotação do candidato poderá ser acrescido entre 10% e 15% de adicional de difícil acesso.

Veja também:

Cobra Tecnologia: concurso sobe número de vagas para mais de 4,7 mil

Petrobras: com retificação no edital vagas sobem para 839

Escriturário: Banco do Brasil abre inscrições para dez Estados

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.