Ibama divulga gabaritos das provas de analista

Avaliações foram realizadas no domingo (21) por mais de 43 mil candidatos em diversas capitais do país

Sabrina Machado   Publicado em 24/07/2013, às 10h46

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis divulgou os gabaritos das provas de analista administrativo, que foram realizadas no último domingo (21). O objetivo é preencher 61 oportunidades nessa carreira de nível superior. 
Os candidatos tiveram de resolver exame objetivo com questões de língua portuguesa, informática, matemática, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito constitucional e conhecimentos específicos, além da prova discursiva. 
As provas foram aplicadas nas capitais: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Confira os gabaritos no arquivo anexado ao lado. 
Sobre o concurso - Ao todo, 43.533 se inscreveram na função de analista administrativo, o que significa uma relação de pouco mais de 713 por vaga. 
O maior número de participantes foi registrado no Distrito Federal (14.173 inscritos para 27 oportunidades), seguido pelos Estados do Mato Grosso (2.570 buscam três ofertas) e de Minas Gerais (há duas colocações para 2.359 pretendentes).
Quem se classificar no concurso, receberá salário inicial de R$ 6.134,15 para trabalhar por 40 horas na semana. 
A atuação será nas unidades descentralizadas e na administração central do Ibama – Acre (2), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2).
Vale lembrar que, segundo recomendação do Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF), quatro vagas do Distrito Federal, dentre as 27 totais, são destinadas a pessoas com necessidades especiais. As demais unidades da federação não possuem reserva de vagas para PNEs.

Sobre Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

O Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.