Prefeitura divulga gabaritos das provas do dia 19

Concurso tem a intenção de preencher 40 postos de trabalho em diversos setores e níveis de escolaridade

Redação   Publicado em 28/06/2011, às 15h35

A Prefeitura Municipal de Faria Lemos, Estado de Minas Gerais, disponibilizou os gabaritos das provas de concurso que tem o intuito de preencher 40 postos de trabalho em diversos setores e níveis de escolaridade.
Com duração de três horas, o exame objetivo foi aplicado no último dia 19 de junho. Confira as respostas nos anexos ao lado.
A avaliação abordou, em 40 questões de múltipla escolha, os temas de língua portuguesa, matemática, legislação e regras de trânsito, fundamentos da educação e conhecimentos específicos de acordo com o cargo almejado. Haverá ainda segunda fase com prova prática e/ou teste de aptidão física para os cargos que exigem esforço na função.
As vagas para o ensino fundamental são de servente escolar, operador de máquinas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D e motorista com CNH na categoria D. As funções de auxiliar de serviços gerais, cantineiro, gari, operário, pedreiro e estrutura, pedreiro de alvenaria e trabalhador braçal exigem apenas que o candidato seja alfabetizado.
As chances para o ensino médio são de agente administrativo, auxiliar administrativo, auxiliar de escriturário, escriturário, monitor e oficial administrativo. Quem possuía magistério poderia se candidatar à vaga de professor e quem tinha concluído a graduação superior poderia concorrer ao cargo de assistente social.
A carga horária será de 20 a 44 horas semanais e os vencimentos variam entre R$ 545 e R$ 968, conforme a função pretendida. Foram reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.liberalconsultores.com.br.
Renan Abbade
Veja também:
Caratinga/MG: Gabaritos das provas do dia 19 já estão disponíveis
Dois mil técnicos: INSS reforça interesse em abrir concurso este ano

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.