Governo Federal: ministra da Gestão, Esther Dweck, volta a confirmar novas seleções ainda em 2024

Novos concursos do governo federal poderão ser anunciados no decorrer dos próximos meses, de acordo com a ministra da gestão e da inovação

Fernando Cezar Alves   Publicado em 19/06/2024, às 10h26

Ministra da Gestão Esther Dweck, crédito Geraldo Magela Agência Senado

Na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, voltou a confirmar que novos concursos do Governo Federal serão autorizados ainda em 2024.  A confirmação foi feita durante o Encontro Nacinal de Gestão de Pessoas do Sipec. De acordo com ela, além de novas oportunidades, também será feita a complementação de vagas em concursos já realizados. Vale lembrar que o anúncio de novas seleções estava previsto para ocorrer no início de maio, mas acabou sendo adiado em decorrência do estado de calamidade que ocorre no Rio Grande do Sul.     

"O Concurso Nacional Unificado foi uma grande inovação. Foi uma ideia que foi surgindo, da ideia de retomar os concursos no Brasil. Ficamos muito tempo sem concursos, exceto nas áreas de educação e segurança", disse. "Além disso, tivemos novas autorizações de concursos no ano passado e nesse ano vamos ter também. Essa retomada contínua de novas autorizações é algo que a gente pretende manter de forma permanente. É muito mais interessante,inclusive para o estado brasileiro, ter uma entrada contínua de servidores Em um órgão que, por exemplo,  fica 10 anos sem contratar, em determinado momento temos uma grande saída de pessoal", reforçou. Ainda de acordo com ela, o ideal é contratar pessoal como é feito no Itamaraty, que realiza concursos todos os anos para a carreira de diplomata. 

Segundo ela, em breve será publicado um decreto sobre o estágio probatório. Uma minuta já está pronta e deve ser divulgada em breve. "Vamos fazer o estágio probatório ser realmente um período de recepção e avaliação de novos servidores, que é um processo importantíssimo", disse.

Vale lembrar que, em março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra já havia tratado do tema e anunciou que deverão ser oferecidas aproximadamente mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026.

Na ocasião, a ministra reforçou que a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas no governo na atual gestão. "Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário", disse, na ocasião.

A ministra também reforçou, na ocasião,  que a segunda edição do Concurso Unificado está prevista para ocorrer entre os anos de 2025 e 2026, de acordo com as necessidades e a oferta de vagas.

Governo Federal: veja, ao vivo, a apresentação da ministra:

 

  

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores