Novos concursos do Governo Federal devem ser anunciados no decorrer dos próximos dias, segundo ministra da Gestão, Esther Dweck
Fernando Cezar Alves Publicado em 04/09/2024, às 13h37
Além das seleções em andamento e dos certames já autorizados, novos concursos do Governo Federal devem ser autorizados no decorrer dos próximos dias, ainda em setembro. A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 4 de setembro, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, durante evento de lançamento do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais, em Brasília DF.
Durante o evento, disse a ministra:
"Teremos novos concursos autorizados em breve. Talvez tenha mais autorizações neste mês de setembro.Nós tivemos uma recentemente, ampliamos, na verdade, as vagas pro Ibama e ICMBio, provavelmente teremos outros autorizados neste mês "
Embora a ministra não tenha antecipado quais órgãos poderão ser contemplados, uma das grandes expectativa é pelo concurso para os cargos administrativos da Polícia Federal (PF).
Além disso, diversas outros órgãos já contam com certames autorizados recentemente, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Chico Mendas de Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Vale ressaltar que, no último dia 15 de agosto, a ministra já havia antecipado que a intenção do governo é publicar o edital de um segundo Concurso Nacional Unificado em março, com aplicação das provas em agosto de 2025. "Inicialmente achavamos que maio era um bom mês para a aplicação de provas, mas agora sabemos que, em virtude das condições meteorológicas previstas em todo o país, agosto é um mês melhor" ,disse, na ocasião.
"Vamos fazer um balanço das provas do primeiro concurso. Por enquanto nossa análise é bastante positiva. Mas aprendemos muito com esse concurso e melhorias poderão ser feitas em uma próxima seleção. Temos muita vontade de realizar um novo. Mas é importante lembrar que a adesão dos órgãos é voluntária. Então conforme formos autorizando novas seleções vamos conversando com os órgãos sobre a possibilidade de realizar um novo concurso unificado no ano que vem. Em 2026 seria mais difícil realizar, por se tratar de ano eleitoral", explicou.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores