Governo SP tem 365.688 vagas através de concurso público; veja principais áreas

De acordo com levantamento anual, divulgado no último sábado (30), maiores necessidades do Governo SP são para educação, saúde e segurança pública

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 02/05/2022, às 11h02 - Atualizado às 14h23

Governo SP: palácio dos Bandeiras : Google Maps

O governo do estado de São Paulo conta com nada menos do que 365.688 vagas em aberto, para preenchimento por meio de concursos públicos, de acordo com levantamento anual, divulgado pelo próprio governo no último sábado, 30 de abril. O levantamento aponta um aumento de 14.086 servidores em relação ao último total, divulgado em 30 de abril de 2021, que era de 351.602 vagas em aberto no estado.

 Vale ressaltar que o número divulgado nesta sexta tem como base os levantamentos feitos pelos respectivos órgãos somente até o dia 31 de dezembro de 2021. Desta forma, os quantitativos tendem a ser ainda maiores atualmente, considerando eventuais aposentadorias, falecimentos e exonerações nos quatro primeiros meses do ano.

Como normalmente ocorre, as maiores necessidades de servidores são para as consideradas áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública. Somente para a área de educação, o governo do estado precisa contratar nada menos do que 200.555  funcionários para completar o quadro necessário de pessoal. Na área de segurança pública, a necessidade é de 43.420 funcionários públicos, enquanto que na área de saúde, a defasagem funcional é de 75.368 contratações.   

Isso significa que, na área de educação, o aumento foi de 9.195 vagas em aberto, tendo em vista que em 2021 o quantitativo era de 191.360 vagas em aberto.

Na área de segurança, o aumento foi de 1.407 vagas, tendo em vista o total de 42.013 em 2021.

Por fim, na árae de saúde, o aumento foi de 3.486 postos, considerando o total de 71.882 vagas em aberto no levantamento anterior.

Necessidade de pessoal na área de educação

Como normalmente ocorre, a área de educação é a que conta com maior necessidade de contratação de servidores.

A distribuição das carências por órgãos é a seguinte:

Das 176.876 vagas na própria Secretaria Estadual de Educação, as maiores necessidades são para os seguintes cargos:

Área de Saúde

A segunda área prioritária do estado com maior necessidade de servidores é a de Saúde que, de acordo com o levantamento funcional divulgado no último sábado, conta com necessidade de 75.368 servidores.

Neste caso, a distribuição de vagas em aberto por órgãos é a seguinte:

Na própria Secretaria da Saúde, os cargos com maior necessidade funcional são:

Área de Segurança Pública

Embora a área de segurança pública seja a que mais tenha contado com investimentos do governo, no sentido de contratação de servidores, via concurso público, ainda conta com grande defasagem funcional, com um total de 43.420

A distribuição de vagas por órgãos é a seguinte:

OUTROS ÓRGÃOS

Além destas áreas, diversos outros órgãos com grande interesse para ingresso no funcionalismo público contam com grande necessidade de pessoal. Um deles é a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz SP). A pasta conta com uma necessidade de 2.912 servidores. Somente para o cargo de técnico da fazenda estadual são 1.320 vagas em aberto. A segunda maior necessidade é para um dos cargos mais almejados do funcionalismo público estadual, o de auditor fiscal da receita estadual, com 852 vagas em aberto.

Outro órgão com defasagem é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com defasagem de 6.326 servidores em seu quadro de pessoal. A maior necessidade é para o cargo de técnico em gestão, com 1.652 vagas em aberto, seguido por agente de saneamento ambiental, com 1.645

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô de São Paulo) apresenta uma defasagem de 2.387 servidores. As maiores necessidades são para os cargos de oporador de transporte metroviário, com 878 vagas em aberto, seguido de oficial de manutenção industrial, com 233. Para agente de segurança metroviária são 140 vagas em aberto.

Já a Companhia Paulsta de Trens Metropolitanos (CPTM) apresenta defasagem de 2.478 vagas, sendo que as maiores necessidades são para os cargos de agente de serviços de operação, com 494 vagas em aberto, agente de segurança (248), operador de máquinas industriais (376) e oficial de manutenção mecânica (237).

Alguns outros cargos com carência de pessoal são:

No caso do Ministério Público, as maiores necessidades são:

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores