Guaraí/TO: prefeito autoriza realização de concurso

O concurso da prefeitura de Guaraí contará com uma oferta de 48 vagas imediatas, em diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/02/2016, às 12h00

O prefeito de Guaraí, em Tocantins, Francisco Júlio Pereira Sobrinho, autorizou, no último dia 1º de fevereiro, por meio da lei 618/2016, publicada em diário oficial, a realização de novo concurso público no município. A oferta será de 48 vagas, distribuídas por diversos cargos, com opções para quem possui níveis fundamental, médio e superior. As remunerações iniciais devem variar de R$ 880 a R$ 10.047.

A relação completa dos cargos, com distribuição de vagas, exigências e salários, deve constar no edital de licitação para escolha da banca organizadora, que deve ser divulgado no decorrer dos próximos dias.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o concurso tem por finalidade prover todas as funções necessárias ao bom desempenho das atividades inerentes ao poder público, uma vez que muitas delas ainda contam com pessoal trabalhando por meio de contratos temporários. Com isto, busca, segundo a assessoria, cumprir o que determina a constituição, no sentido de contar com serviço público sendo realizado por meio de pessoal admitido por via de concurso.

“A realização desse concurso é mais um compromisso que iremos cumprir junto à sociedade guaraiense, pois o último ocorreu em 2010. Estamos preocupados com o bom desempenho dos serviços prestados à sociedade. Lutamos e conseguiremos essa realização”, afirmou o prefeito.    

Sobre Prefeitura Guaraí

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.