Guarulhos/SP abre 93 vagas de agente comunitário

Candidatos precisam ter ensino fundamental completo e residir na área da comunidade onde irá atuar. Inscrições devem ser realizadas até 24 de julho

Sabrina Machado   Publicado em 10/07/2013, às 12h55

Com o objetivo de preencher 93 vagas de agente comunitário de saúde – sendo 74 para ampla concorrência e 19 para candidatos com deficiência – a Prefeitura de Guarulhos (SP), na Grande São Paulo, abriu inscrições para processo seletivo. 
Podem concorrer pessoas que tenham concluído o ensino fundamental e residam na área da comunidade onde irão atuar. O vencimento inicial oferecido é de R$ 969 por jornada de 40 horas semanais. Os servidores aprovados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 374, além de auxílio-transporte para aqueles que moram distantes (a partir de 1 km) do local de trabalho. A contratação será pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O processo seletivo será composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e teste de aptidão física, de caráter eliminatório. 
A avaliação será constituída de 40 questões distribuídas nas disciplinas de língua portuguesa (10), matemática (10) e conhecimentos específicos (20). A data de aplicação é 18 de agosto e os inscritos terão até três horas para realização. 
Como participar – Os interessados deverão efetuar a pré-inscrição pessoalmente (confira os locais na tabela do edital anexado ao lado) até o dia 24 de julho. No local, preencherão o formulário e apresentarão comprovante de endereço (original e cópia).
Após esse procedimento, os candidatos devem acessar o site www.ibamsp-concursos.org.br (até o dia 25), preencher a ficha de inscrição e inserir o código da pré-inscrição. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 30.
Os concursandos têm, ainda, a opção de efetivarem as inscrições pessoalmente no Posto de Atendimento do IBAM, instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro), de 23 a 26 de julho, das 9h às 15h. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.