História e Cinema são tema de evento

A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), por iniciativa do Programa de Pós-graduação em História,

Redação   Publicado em 26/04/2007, às 13h05

A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), por iniciativa do Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais em parceria com a Escola Superior de Ciências Sociais do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), realiza, nos dias 2 e 3 de maio, um evento sobre História e Cinema, que inclui, além de debates, a projeção de um filme e o lançamento de um livro.

Pedidos de inscrições são recebidos no e-mail

cpdoc@fgv.br. A programação do evento segue abaixo:

02 de maio
18h - Exibição do filme Hércules 56, de Sílvio Da-Rin, seguida de debate com o diretor
Local: Auditório (prédio da FGV na Candelária – Rua da Candelária, 6, Centro)
- O filme revisita, com base em depoimentos de envolvidos, o episódio de 7 de setembro de 1969, quando o avião Hércules 56, da FAB, levou ao México quinze presos políticos trocados pelo embaixador dos EUA.

03 de maio

17h30 - Debate "História e cinema: dimensões históricas do audiovisual" com os professores Eduardo Morettin (ECA/USP), Tunico Amâncio (UFF) e Mônica Almeida Kornis (CPDOC/FGV).
Local: Sala 310 (3º andar)

19h30 - Lançamento do livro História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual
Local: Livraria FGV
- Livro organizado por Eduardo Morettin, Marcos Napolitano, Maria Helena Capelato e Elias Thomé Saliba, com artigos de vários pesquisadores brasileiros, dentre os quais Ismail Xavier, e publicado pela Alameda Casa Editorial e pelo Programa de Pós Graduação em História Social da USP. 


Lygia Roncel