Órgão também quer abrir 522 oportunidades para carreiras com exigência de formação superior. Pedido segue em trâmite no Planejamento
Camila Diodato Publicado em 20/10/2014, às 12h48
Profissionais com ensino médio completo e que desejam ingressar em uma instituição federal podem começar a se preparar para um dos concursos mais esperados para 2015. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende abrir, em âmbito nacional, processo seletivo com 1.044 vagas de técnico em informações geográficas e estatísticas, cuja remuneração atual pode alcançar R$ 4.416,78, com as gratificações.
Veja mais: concurso IBGE 2015
No momento, o único entrave para o lançamento do concurso é a liberação por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, a intenção do órgão é receber a autorização do MPOG ainda em 2014 para que a seleção ocorra no primeiro semestre do ano que vem. Porém, a diretora da ASSIBGE-SN (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Susana Drumond, disse que o secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, havia afirmado em uma reunião que o aval seria concedido apenas em 2015.
Tanto o instituto quanto o sindicato esperam que o certame seja realizado o mais rápido possível, devido ao fato de que há um grande déficit de servidores no quadro de pessoal do IBGE. Segundo levantamento da ASSIBGE-SN, 68,3% dos funcionários do órgão têm mais de 26 anos de casa e, desse total, 85,7% ocupam a função de técnico.
Outros cargos – Além da profissão de técnico, o IBGE solicitou 522 vagas para postos com exigência de diploma de graduação. Essas ofertas destinam-se às carreiras de tecnologista em informações geográficas e estatísticas e de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.
As oportunidades de nível superior serão distribuídas da seguinte maneira: 300 para o Rio de Janeiro (sede e diretorias) e 220 para todas as unidades estaduais (que estão presentes em todo o país).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais