As inscrições do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE serão recebidas entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro
O
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -
IBGE publicou
processo seletivo simplificado para preenchimento de 1.152 vagas temporárias para a realização do Censo Agropecuário 2017. A seleção visa suprir as ofertas do edital nº 02/2017 que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos.
Oportunidades são para o cargo de
recenseador, que requer ensino
fundamental completo e aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função. A retribuição mensal será por produção, calculada por setor censitário, e a jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais.
De acordo com o
edital do
IBGE, a previsão de duração do contrato de trabalho será de cinco meses. O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados os fatores: cumprimento de prazos e produtividade.
A lotação ocorrerá nos Estado da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Processo seletivo para recenseador do IBGE
As
inscrições deverão ser realizadas entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro em um dos postos de inscrição do
IBGE, conforme lista divulgada no endereço eletrônico
www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html. Não serão cobradas taxas de participação.
Os candidatos inscritos no
processo seletivo do IBGE serão avaliados por meio de análise de títulos, de caráter classificatório. Serão aceitos diplomas ou certificados/declarações de cursos acadêmicos.
Os participantes classificados serão convocados para o treinamento, de caráter eliminatório e classificatório. Ele terá duração total de quatro dias e visa capacitar o recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos estabelecidos para o Censo Agropecuário 2017.
Atribuições do recenseador do IBGE
Ter domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, registrando as falhas e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; coletar as informações do Censo Agropecuário 2017 em todos os estabelecimentos agropecuários do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo preestabelecido; transmitir os dados das entrevistas coletadas ou entregar ao seu supervisor o dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas; adotar as ações necessárias para atender as recomendações recebidas através do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; consultar os diversos relatórios de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel de coleta e sanar as eventuais pendências apontadas; comparecer ao posto de coleta conforme determinação do Supervisor; retornar aos estabelecimentos para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pelo supervisor; e assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais