Último concurso foi realizado em 2010, mas servidores apontam, entre outras demandas, a necessidade de reposição do quadro de efetivos
Reinaldo Matheus Glioche Publicado em 04/10/2013, às 15h01
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, recebe pressões da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) para promover reestruturação de plano de cargos e carreiras,implementação de melhorias e mais provimento de cargos no órgão. As negociações, que também apresentam outros objetivos, se dão tanto na esfera do Incra como no âmbito do governo federal.
Até pouco tempo atrás, o Incra alimentava a expectativa de promover um novo concurso público. Mesmo depois da prorrogação da validade da última seleção –que agora vigora até 29 de dezembro – o órgão se movimentava pela liberação de um novo concurso.
Se as nomeações dos aprovados no certame homologado em 2010 seguem seu ritmo – em setembro houve mais convocações – essas negociações esfriaram. Ao JC&E, o órgão admitiu que, neste momento, não há nenhuma inclinação à obtenção de aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para um novo concurso público. É aí que entram Cnasi e Condsef que foram diretamente ao MPOG no fim de agosto para discutir a reestruturação dos quadros de servidores do Incra e a necessidade de reposição dos mesmos.
Na última semana, servidores do Incra fizeram manifestação em Brasília, em frente a Esplanada dos Ministérios, por melhorias no plano de saúde dos servidores do órgão.
A agenda apresenta muitas demandas e de concreto o MPOG acenou com novas reuniões. A próxima deve acontecer no início de outubro e, à medida que a validade do concurso realizado em 2010 se aproxima do fim, cresce a expectativa de que um novo concurso público seja anunciado como parte do pacote de melhorias para os quadros do Incra.
Mais detalhes
De acordo com dados do Cnasi, o Incra tem hoje cerca de 5.500 servidores ativos e precisaria de cerca de outros 2 mil para atuar com eficiência mais satisfatória. Era justamente esse o número de vagas que estava na mesa de negociações entre Incra e governo no início do ano e que, agora, é uma sombra nessa negociação pulverizada.
A última seleção, que foi organizada pelo Instituto Cetro, teve 550 vagas distribuídas por todo o país nos níveis médio e superior.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.