Prazo prorrogado para sargentos músicos e de saúde

Com o alongamento do prazo, as inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de junho

Redação   Publicado em 07/06/2011, às 14h31

O Exército Brasileiro prorrogou o período de inscrições para o concurso que vai selecionar 162 candidatos para integrarem os cursos de formação de Sargentos Músicos e de Sargentos de Saúde que se iniciarão em 2012, com previsão de término em novembro do ano seguinte.

Com o alongamento do prazo, as inscrições poderão ser feitas até as 24h do dia 27 de junho, mediante preenchimento de uma ficha no site da Escola de Sargentos das Armas (EsSa), no endereço www.esa.ensino.eb.br. Outra opção é solicitar a ficha de inscrição por telefone ou por correio. A taxa é de R$ 70.

Entre outros requisitos para concorrer a músico, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter no máximo 26 anos de idade, estar em dia com o Serviço Militar e com a Justiça Eleitoral, ter no mínimo 1,60 metro de altura (com exceção aos que tem 16 anos, que devem ter 1,57) e tocar um dos instrumentos musicais abrangidos pelas vagas.

A lista inclui clarineta, fagote e contra-fagote em dó, flauta e flautim em dó, oboé em dó e corne-inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone, trompa e trompete.

No caso da saúde, os critérios são semelhantes, com a diferença de que o candidato deve ter concluído o curso de graduação ou técnico de enfermagem. Com relação à altura, há diferença para as mulheres, que devem ter no mínimo 1,55 metro (ou 1,52, no caso das menores de 16 anos).

Uma vez aprovado no concurso - e, em seguida, matriculado no curso de músico ou de saúde - o candidato será promovido a 3º sargento, tendo seu tempo de serviço prorrogado de acordo com as normas estabelecidas pelo Exército. O valor mínimo de remuneração para esta patente é de R$ 2.268.

O processo seletivo consiste em avaliação da capacidade intelectual (prova escrita objetiva), conhecimentos fundamentais, aptidão física e condições de saúde. Também serão considerados pontos positivos os títulos do candidato (como cursos de formação no Exército, Marinha ou Aeronáutica).

Por fim, serão feitos exames de habilitação musical, no caso do curso de músico.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 30 de outubro em organizações militares espalhadas por várias cidades brasileiras. O local da prova será definido de acordo com o endereço do candidato.

Leandro Cesaroni

Veja também:

Exército: inscrições prorrogadas para 1.170 vagas de sargento

Rio de Janeiro: decreto reserva cotas para negros e índios em concursos